As pequenas vilas são oásis de tranquilidade em meio ao caos de alguns bairros paulistanos. São geralmente escondidas das vias principais e costumam ter portões para uma maior privacidade.
Os bairros da Mooca, Belém e Brás são repletos destas vilas, sendo muitas delas pouco conhecidas. Encontrá-las sempre nos revelam surpresas, como esta abaixo:
Localizada no trecho final da rua da Mooca, entre as ruas Ibitinga e Avaí, esta pequena vila de sobradinhos é uma verdadeira jóia paulistana. Com todas as residências muito bem cuidadas, é incrível a tranquilidade que o local passa a quem anda por ali.
Infelizmente passamos muito cedo (por volta das 7:00hs da manhã) e além do portão estar fechado achamos por bem não incomodar os moradores. Mesmo assim foi possível avistar 3 dos sobrados e contemplar o quanto os proprietários preservam o local.
Outra coisa que nos chamou a atenção foi o belo jardim central, pequeno mas impecável e com uma bela escultura segurando um globo que deve ficar iluminado à noite. Encantador!
Pelos nossos cálculos são 9 sobrados dentro da vila que fazem parte do conjunto externo que dá pra rua da Mooca, composto de outras 4 residências, também sobrados. Em breve atualizaremos o artigo com mais imagens.
Se você tiver mais informações sobre a vila entre em contato conosco e ajude-nos a ampliar os dados disponíveis. Contribua com a história de sua cidade!
Conheça outras vilas paulistanas interessantes que já visitamos:
- Jardim Anhanguera
- Vila de João Mendes
- Vila Michele Anastasi
- Vila Andrea Raucci
- Para ver todas as vilas que visitamos clique aqui!
Respostas de 21
Só esta faltando nesta vila é enterrar toda fiação possível para que fique mais bonita e pratica. Existe uma vila na Vila Clementino que fez isso e o resultado ficou ótimo.
Na Rua Constança, na Lapa, bem no final da rua, tem uma pequena vila, com portão, vale a visita.
Pena estarem bem descaracterizados… essa fachada amarela e essa janela de alumínio… sem comentários!
Realmente é uma preciosidade, com este gracioso ornamento ao centro, portão, casas bem conservadas, MAS… Dá pra ver que são geminadas e como construção antiga, provavelmente as casas têm aquelas terríveis meia-paredes… Se os vizinhos não forem realmente bem educados, de bom caráter e dotados de um mínimo de empatia e solidariedade, tudo o que se ganha com o sossego da vila se perderá ao acompanhar a rotina (que horas as pessoas se deitam e se levantam, o quê assistem na tevê, etc.), as mazelas, as diversões e eventuais brigas dos outros, rs…
No mais, nota dez. Abração. Shlom Aleihem! Paz Profunda!
Eu penso a mesma coisa, Luís, as pessoas estão cada vez mais intolerantes e mal educadas hoje em dia, e pensar que daqui a alguns meses estarei me mudando para um apartamento na Cohab, oh, céus!!!!!
Olha, eu moro há 35 anos na Cohab e não tenho do que reclamar!!
Meu prédio é uma delicia de se morar!!
Luis, conheço a pequena vila. São 05 sobrados, construídos no início da década de 50. Atualmente, com área do mesmo tamanho estão construindo, em ruas do bairro, 12 ou mais. O construtor era português e os edificou com solidez. Os antigos tijolos têm mais que o dobro dos atuais que foram assentados atravessados eliminando problemas com acústica, dado a espessura das paredes. A extensão das casas tem mais de 25 metros e alguns proprietários preservaram pequenos jardins nos fundos com árvores frutíferas onde descem pássaros como sanhaços e periquitos. A mais nova família chegou na vila há mais de 20 anos.Alguns são descendentes dos primeiros moradores. Há muita harmonia e sossego pelo que comentaram-me.
PERFEITOOOO SOU NETA DO PRIMEIRO MORADOR DA CASA 5 A CASA AINDA NOS PERTENCE OTIMO LOCAL PARA SE MORAR TRANQUILIDADE E MORADORES TODOS UNIDOS.
Muito linda essas vilas. Eu nasci em uma vila no bairro do Cambuci.
Tomara que não surjam malucos para derrubar essas construções e levantar um prédio no local.
Nossa muito lindinha. Tenho vontade de morar num lugar assim….
Tenho um amiga que mora em uma vila destas, a Vila Mariana. Não tem casas antigas, mas tem paz e tranquilidade…
Geralmente, olhando essas casas por fora, parece que são pequenas, mas essas portas e paredes escondem grandes espaços e quintais….
Moro no caninde, ao lado do Pari, onde ha centenas de casas desse tipo (não tão bem cuidadas), e ja tive oportunidade de entrar em algumas deslas…..sensacional.
Muito Legal. show de bola passei minha infancia minha vó morou na casa que da parede para o portao da vila.
Morei em uma vila, na Rua da Móoca em meus primeiros anos de vida. Vou verificar se trata-se da mesma vila mencionada no artigo. Se sim, tenho algumas curiosidades para contar! Um abraço!
Minha mãe morou em frente a essa vila! Acredito que ela até saiba quem construiu esses sobrados, vou obter essas informações e repasso!
Ótimo Selma, fico no aguardo!
Olá, Douglas, eu sou a Mary Lou Paris, editora da Terceiro Nome, que há uns bons anos lançou um livro e um CD-Rom chamado São Paulo de Piratininga – de pouso de tropas a metrópole, com fotos de são Paulo de 1860 a 1930. São 270 fotos no livro, que está esgotado, e mais de 800 fotos no CD, com legendas, localização na cidade, nome do fotógrafo etc. É um trabalho que eu particularmente adoro e que imagino que você, com esse blog bonito que edita, vai gostar de conhecer. Se você quiser saber mais, dá uma olhada em http://www.terceironome.com.br/piratiningacdrom.html
e, pra saber o que se falou na imprensa sobre esse trabalho, aqui: https://terceironome.wordpress.com/category/sao-paulo-de-piratininga-de-pouso-de-tropas-a-metropole/
Um abraço
Olá Mary Lou, como vai ? Obrigado pela mensagem.
Eu tenho este CD aqui no escritório do São Paulo Antiga, comprei há alguns anos atrás e é realmente excelente.
Abraços!
Boa tarde Douglas! Obtive algumas informações com minha mãe sobre esses sobrados. Foram construídos entre 1949 e 1950, época em que ela morava em frente a essa vila que fica na Rua da Moóca, altura do No. 7400. São 5 sobrados no fundo, que formam a vila e 4 de frente para a rua. Foram construídos por um casal de feirantes portugueses, era o Sr. Adriano e D.Carolina, Na época eles mesmos nomearam a vila como Vila Carolina em homenagem a proprietária. E pela foto, tudo se mantém com a mesma estrutura até hoje, inclusive essa estátua que acendia a noite.Todos durante vários anos foram apenas alugados e somente com o passar do tempo que foram sendo vendidos. Espero que essas poucas informações possam acrescentar um pouco nos dados.
Abraços
Douglas, apenas retificando o numero, fica na altura do No. 4725 da Rua da Mooca.
Olá Douglas, tudo bem?
Estou produzindo uma websérie e preciso de uma vila como locação. Aí caí aqui no seu site e acho que de repente você pode me ajudar.
Se puder entre em contato.
Abs!
Me escreva douglas ARROBA saopauloantiga.com.br
“Um povo sem passado é um povo sem futuro.” Parabéns pelo seu trabalho. Com ele vc ajuda a combater o lado triste dessa frase da qual não sei quem é o autor e se a reproduzi corretamente. Mas é verdadeira. O passado pode até nos machucar, mas também nos faz devanear. Obrigado.