Houve um tempo em que São Paulo não era tão densamente habitado como os dia de hoje e havia muitos terrenos disponíveis para a construção. Nesta época, em especial até meados da década de 50, era muito comum que pessoas comprassem terrenos para construir imóveis para renda.
Geralmente construídos de forma padronizada e muitas vezes geminados, estes imóveis em muitos casos servem até hoje para o sustento de herdeiros destes construtores. Muitas destas residências, mesmo não sendo mais dos mesmos donos iniciais, existem até os dias de hoje. Como este conjunto de casas que apresentamos aqui.
A vila é um conjunto de seis casas geminadas que estão localizadas na rua Ítala, Vila Guilherme. Aparentemente, foram sendo construídas aos poucos, provavelmente a medida que o dinheiro fosse entrando, já que observamos que a mais antiga foi erguida em 1931 e a mais recente em 1938.
Segundo o que foi possível apurar todas elas foram construídas por um senhor de origem portuguesa chamado João Mendes. Embora não se trate de uma vila tradicional (com entrada, identificação e isolada), optamos por dar o nome de “Vila de João Mendes” para homenagear o construtor, que deu um charme especial para a rua.
Apesar de não estarem no mais perfeito estado de conservação, as casas se apresentam em boas condições e com sua fachada original preservada. A única coisa que notamos ter sido alterada foi a porta de algumas das residências.
Neste mesmo lado da rua há outra casa, um sobrado, que também possui a inscrição “JM” na fachada. Segundo um morador da mesma rua Ítala esta era a residência de João Mendes (veja a outra casa clicando aqui). Casas como estas, são símbolos de uma época e parte integrante da história de seu bairro e precisam ser preservadas.
Esperamos que João Mendes tenha seu legado preservado por muito tempo. Estamos a procura de familiares para que possamos ter mais detalhes sobre quem foi esta pessoa e, eventualmente, mais dados sobre as casas que ele construiu. Se você tiver alguma outra informação, entre em contato conosco, clicando aqui.
Veja mais fotos da Vila de João Mendes (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios