A Cidade de São Paulo possui espalhadas por toda sua extensão, diversas vilas antigas que foram construídas em grande maioria na primeira metade do século 20, e que são belo exemplares de uma cidade que era completamente diferente do que vemos hoje.
Muitas destas vilas já desapareceram e deram lugar a outras construções, enquanto muitas outras resistem. E no bairro da Mooca existe uma destas vilas cuja existência pode estar em risco, trata-de Vila Andrea Raucci.
Erguida na década de 50, a belíssima Vila Andrea Raucci está localizada no cruzamento das ruas Valentim Magalhães e Cuiabá. Trata-se de um completo residencial muito peculiar, com uma arquitetura que além de ser bastante bela, é única em nossa cidade. A bela construção chama tanto a atenção que no passado foi cenário para filmes nacionais.
Ao todo a vila possui aproximadamente 30 apartamentos e um grande salão comercial, todos eles sempre destinados a locação, já que pertencem aos herdeiros do fundador da vila, Andrea Raucci. Um dos herdeiros, inclusive, foi recentemente presidente do Clube Atlético Juventus, Armando Raucci.
Entretanto, apesar de bela e bem conservada e ser um legítimo e raro representante da São Paulo de outrora, a Vila Andrea Raucci pode estar correndo risco de desaparecer. Segundo moradores da vila que pediram para não serem identificados, eles receberam um aviso que precisam deixar o completo de residências até dezembro deste ano.
O motivo é que a vila estaria ou já teria sido vendida para o setor imobiliário pelos proprietários. O temor agora é que a vila histórica acabe no chão, a vila não é tombada ainda o que poderia facilitar a ação.
Estivemos no local conferindo o estado de conservação da vila e a situação dos moradores e foi possível atestar tanto o bom estado de conservação do local como o temor de alguns moradores. Muitos deles, aliás, estão na Vila Andrea Raucci há mais de 30 anos e não gostariam de mudar dali. Segundo outro morador da vila, estaria faltando apenas um dos proprietários assinar para o negócio se concretizar (veja no vídeo no final da reportagem).
Embora ninguém confirme oficialmente nem a venda da vila e nem que a mesma teria sido negociada para dar lugar a prédios, a movimentação indica isso. Qual razão de pedir que inquilinos deixem o local até o final do ano, senão para desocupar o imóvel ? E imóvel desocupado geralmente é demolido.
Enquanto tudo é especulação e rumor o cidadão precisa se movimentar e não permitir que ocorra outro crime à memória da Cidade de São Paulo e, especialmente, à memória do bairro da Mooca que não pode perder mas nenhum ícone de sua identidade.
Não estamos falando de uma vila deteriorada ou com riscos de desabamento, mas sim de um complexo residencial histórico e absolutamente preservado cuja eventual demolição, apenas para atender a interesses do setor imobiliário, não trará benefício algum à municipalidade.
Abaixo, uma galeria de 20 fotografias da vila. Observem atentamente a última fotografia, que mostra um frontispício localizado na parte interior da vila com o nome da mesma, é lindíssimo.
Galeria de fotos (clique na miniatura para ampliar):
Atualização 03/07/2013:
A leitora Gabriela Gonçalves esteve na rua da Vila Andrea Raucci e nos informou que a vila já está quase totalmente desabitada e algumas de suas entradas foram fechadas com blocos, o que denuncia uma possível demolição do imóvel para muito em breve.
Será que o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) irá permitir que mais este belo patrimônio da cidade desapareça ? Estamos acompanhando.
Veja as fotografias enviadas pela leitora (clique na foto para ampliar):
Comentarios