Sobrados da rua Sapucaia

Se tem um tipo de construção antiga que eu tenho profundo apreço em São Paulo são os sobrados geminados que vemos espalhados por toda a cidade, especialmente em bairros da zona leste como Mooca e Belenzinho, além de outras regiões como Ipiranga e Lapa. Observe que legal este conjunto a seguir.

clique na foto para ampliar

Localizadas na rua Sapucaia, no bairro do Belenzinho, bem diante do 8º distrito policial, essas quatro casas charmosas foram construídas na primeira metade do século 20 e estão em bom estado de conservação. Não sei se pertencem todas ao mesmo proprietário ou se cada uma tem seu dono, mas é curioso que estão sempre pintadas em cores diferentes.

Esse trecho da rua inclusive é muito bonito, sendo complementado por duas construções vizinhas. Do lado esquerdo uma casa térrea igualmente antiga e à direita o centro espírita Antônio dos Santos e Batuíra Mendes, que fica em um imóvel construído na década de 1930.

Os sobrados tem todos aqueles elementos que adoramos em imóveis antigos como muro baixo, janelas e portas de madeira, balaústres e um delicado portãozinho da madeira. Tomara que se mantenham preservadas por muito tempo, diferente de uma outra casa bonita da mesma rua que foi demolida tempos atrás.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

SuperBom

Superbom! Os mais antigos devem lembrar-se desta antiga rede de supermercados hoje já extinta. A marca era uma das inúmeras empresas do Grupo Matarazzo. A

Leia mais »

Uma resposta

  1. É, realmente, charme e arte se complementam. Está apenas nos olhos de quem vê.
    janelas bipartidas, que se abrem por completo, ainda que estreitas. Hoje em dia é comum ver-se janelas que só se abrem pela metade: 1 janela que vale 0,5 janela.
    O terror são as calçadas sempre mostrando-se bem escurecidas, acumulando a formação de fungos/mofo pela alta concentração de umidade no ar, com infiltração no solo através do cimento poroso e, em algum ponto, revertendo-se o processo; típico de clima chuvoso e quente. Um tratamento adequado de piso impermeável valorizaria o imóvel, como aplicação em pedras, cerâmicas, e assemelhados. Mas atenção: as pedras portuguesas não são referência, pois são um horror pior de ineficiência, além de desnivelar a linha do piso, ainda crescem ervas daninhas entre as junções das pedras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *