Casa – Rua Sapucaia, 897

Passeando pelas tranquilas ruas da Mooca nos deparamos com esta antiga e simpática residência fechada e emparedada no número 897 da rua Sapucaia.

Pelo estilo da casa, notamos que trata-se uma construção antiga, com o tradicional porão que acompanha este tipo de habitação. A fachada está preservada e é bastante simples, sendo a única com esta arquitetura nesta rua. Segundo vizinhos, o imóvel está assim fechado desde, pelo menos, 2009.

Bons tempos estes em que o portão e a grade de casa eram bem baixos e serviram não como segurança, mas como elemento de decoração.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento

Foto: Douglas Nascimento

Conheça esta região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

8 respostas

  1. Antigamente as casas não tinham muro, outras tinham apenas por decoração (como foi dito) e hoje temos muros altos e cercas elétricas.

  2. Nooosaaaa!!!! Quantas e quantas vezes não passei nesta rua quando menina e estudante, na verdade eu e meus colegas de escola costumavamos andar quase que a Mooca toda apé, bons tempos… e por um acaso me lembro muito bem deste imóvel, na minha epoca de menina ainda haviam muitas casas como essa no bairro todo, todas com porão, varandinhas, portões baixos, algumas alugadas onde inclusive moravam amigos meus, outras de moradores imigrantes que vieram trabalhar na mooca como meus avós enfim; éra um bairro onde existiam muitas histórias para se contar; agora quase não o reconheço mais, bom é o progresso… Dizem que mooca agora é bairro de classe media alta… más eu conheci uma mooca onde os vizinhos eram amigos e molecada jogava volei ou futebol na rua; tempo bom que não volta mais, nunca mais!

    1. Karin, assim era também o Tatuapé onde cresci – ruas calmas, casas acolhedoras, tudo sem medo ou com cuidados, mas não com o terror que invadiu a cidade de agora.

  3. Ah eu morava na rua de baixo na Avenida Cassandoca.
    Essa casa é uma graça…ha alguns anos uma conhecida tentou alugar, depois disso pelo que se sabe a casa está inventariada ai complica tudo.

    1. Quantas histórias essa e outras construções antigas possuem;quando foi construída ,seus primeiros moradores…É uma pena! Na minha cidade Manaus,são poucas,não possuímos essa quantidade de belos casarões,muitos só conhecemos por foto(registros fotográficos também são raros).Parabéns pelo belo trabalho!

  4. Alexandre infelizmente foi demolida sim e há no local agora um galpão comercial….

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: