O Índio e o Tamanduá

Existem aproximadamente 370 monumentos espalhados pela cidade de São Paulo. Alguns são ícones bastante conhecidos pelos paulistanos, como a Fonte Monumental, por exemplo. Já outros são pouco divulgados e passam sem ser notados até mesmo naqueles locais em que estão instalados.

Um destes monumentos é este a seguir:

Localizado na Praça Marechal Deodoro, o monumento O Índio e o Tamanduá é uma obra desenvolvida pelo escultor Ricardo Cippichia, o mesmo que elaborou os monumentos Contando a Féria, Ferroviário e Pega do Porco.

Inaugurado em meados da década de 1940, a obra é um dos vários conjuntos escultóricos que embelezam a conhecidíssima praça do bairro de Santa Cecília. Além desta a praça também possui o Monumento a Luiz Pereira Barreto e o Monumento ao Trabalhador do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana.

A obra é constituída em duas partes, sendo na base um pedestal de granito medindo 1,62m de altura e 1,23m de largura. A parte superior é esculpida em bronze e mede 1,90m de altura.

Detalhe no monumento (clique para ampliar)

Tem curiosidade de saber mais sobre algum outro monumento que ainda não abordamos aqui ? Deixe o nome dele no comentário.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.