Se tem um bairro a qual aprecio muito em São Paulo é o Bom Retiro. Para quem é morador ou trabalha na região é um local muito confortável, onde você encontra de tudo sem precisar pegar o carro e ir para outro lugar.
Tem lojas de montão, fábricas, comércio intenso, escritórios, igrejas, sinagogas e muitos restaurantes, que vão desde o grego Acrópole aos restaurantes coreanos, passando também pelas incríveis e saborosas burekas da Casa Búlgara.
E no bairro há também, principalmente, muita história. Desde a industrial, passando pela antiga fábrica da Ford, e o Moinho Central até construções interessantes e variadas, como o Desinfectório Central, além de muitas casas interessantes, como esta a seguir:
Localizada no número 120 da Rua Lopes Trovão, esta imóvelé um dos belos exemplares preservados que ainda podem ser encontrados pelo Bom Retiro.
Construída em 1924 por um imigrante italiano, a casa hoje abriga a terceira geração da família. É lá que reside o leitor André Picciafuoco Navarenho, bisneto do primeiro morador. E foi ele quem nos enviou esta bela fotografia da residência.
A casa encontra-se muito bem preservada, tendo apenas uma pequena alteração no antigo porão, que foi adaptado para receber uma garagem. No restante do imóvel, tudo está tal qual seu bisavô construiu, há 90 anos atrás. Destaque para o belo frontão e fachada e, principalmente, para o charmoso portão de ferro na entrada da residência.
Ver uma residência tão bela como esta, preservada e nas mãos da mesma família até hoje é realmente algo muito bacana. Tradição é algo tão em baixa por aqui que esta cena paulistana, além de rara, nos enche de orgulho. Parabéns ao André por manter a casa tão bem cuidada e a toda sua família que ali residiu e manteve a propriedade com entre eles até hoje.
Na mesma rua, no número 76, há esta outra bela residência antiga (clique aqui).
Comentarios