O Bom Retiro por ser margeado pela linha férrea sempre foi uma importante área industrial da capital paulista. Mesmo hoje com muitas das empresas terem deixado a região, ainda existem algumas empresas que continuam a produzir por lá.
Contudo, há também uma série de empresas que começaram sua vida no Bom Retiro e que embora não estejam mais por ali, deixaram seu legado pelo bairro. E uma destas, que abordaremos neste artigo, é a Ford.

Logotipo da Ford nos anos 1910
Breve histórico:
Até meados dos anos 1910 o Brasil e a América do Sul tinham uma predominância de veículos importados da Europa. Este cenário começou a mudar com o início da Primeira Guerra Mundial que praticamente interrompeu a importação de automóveis daquele continente para o nosso.
A região já contava, desde 1913, com uma sucursal da Ford na Argentina (a primeira da América do Sul) com oficina e salão de vendas. Naquela época os veículos Ford Modelo T vinham para o território brasileiro importados por William T. Wright.
No ano de 1914 a pequena representação da Ford no país vizinho tornou-se uma filial industrial, o que abriu caminho para alguns anos depois ser viabilizada a construção da filial brasileira, em São Paulo.
Em 1919 a filial da Argentina transfere um capital de 25 mil dólares para o Brasil para a criação da Ford Motor Company brasileira, que daria seus primeiros passos em nosso país a partir de um pequeno edifício de dois andares na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde iniciou-se a montagem de automóveis Modelo T e caminhões Modelo TT. A empresa tornou-se com isso a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território nacional.
No ano de 1920 o então Presidente da República, Epitácio Pessoa, dá autorização formal para o funcionamento das operações da Ford no Brasil que então deixa seu modesto depósito da Rua Florêncio de Abreu para um endereço maior, em antigo ringue de patinação na Praça da República.
Nesta época aumenta a demanda dos brasileiros pelo Ford Modelo T e pelos caminhões da empresa, o que leva a empresa americana a iniciar a construção de sua primeira grande fábrica no país.
Com projeto do engenheiro americano B.R.Brown, o mesmo que projetou a fábrica da Ford em Highland Park, nos Estados Unidos, era inaugurada em 1921 a grande fábrica brasileira da Ford Motor Company em São Paulo, na Rua Sólon, bairro do Bom Retiro.
A inauguração desta fábrica permitiu a companhia expandir suas operações em território brasileiro como nunca e iniciar um período de prosperidade nos negócios realizados por aqui.
Especialmente durante toda a década de 1920 a predominância dos veículos da Ford nas ruas do país, sejam eles automóveis de passeio ou caminhões era gritante. No ano de 1923 a produção da fábrica da Rua Sólon, com um time de 124 funcionários, atingia 4700 automóveis e 360 tratores por ano, um número bastante expressivo para aquela época.
Abaixo, duas imagens internas da fábrica do Bom Retiro na década de 30, do acervo da Ford Motor Company Archives (clique para ampliar):
No ano de 1927, visando a ampliação do parque industrial da Ford em São Paulo, a empresa adquire um terreno no bairro da Vila Prudente¹ para uma nova fábrica, que seria inaugurada em 1953.
Abaixo, um anúncio da inauguração da fábrica veiculado no jornal O Estado de S.Paulo em 17 de abril daquele ano, dia em que a fábrica foi inaugurada.
A partir deste momento a unidade do Bom Retiro começa a ter suas atividades reduzidas gradativamente até ser totalmente desativada².
A fábrica do Bom Retiro atualmente:
Ao contrário da unidade da Vila Prudente que foi desativada em 2001 e demolida alguns anos atrás para a construção do Mooca Plaza Shopping, a unidade do bairro do Bom Retiro sobrevive, ainda que desativada, até os dias de hoje.
A velha unidade da Ford chama atenção pelo seu tamanho, razoavelmente grande para a realidade brasileira de quase 100 anos atrás. A extensão da fábrica se dá por boa parte da Rua Sólon, desde a esquina da Rua Visconde de Taunay até o Viaduto Eng. Orlando Murgel.
Mesmo desativada há tantos anos a fábrica encontra-se em bom estado de conservação. Apesar de estar um pouco vandalizada por pichação em parte da fachada, toda a arquitetura original está preservada, mantendo-se bastante fiel ao prédio que foi inaugurado em 1921.

Júlio Prestes e outros políticos visitam a fábrica da Ford em 1929
Embora muitos acreditem que o velho prédio da Ford esteja abandonado, o imóvel está em plena atividade e ali funcionam o Instituto Criar e o YouTube Space. Contudo, não sabemos se o complexo da antiga fábrica ainda pertence à Ford e é alugado a terceiros ou se já foi vendido.
É inegável que este imóvel é um grande patrimônio de São Paulo, parte viva e preservada da história automobilística do Brasil. Embora tenha uma utilização bem nobre, gostaria muito de ver aqui um Museu do Automóvel, que nossa cidade infelizmente ainda não tem. O Bom Retiro e a cidade ganharia muito com turismo e região seria revitalizada.
Veja outras fotografias da fábrica (clique na miniatura para ampliar):
Notas:
1 – Apesar de a fábrica da Ford inaugurada em 1953 ser chamada de fábrica do Ipiranga, o correto é Vila Prudente.
2 – Não encontramos a data de desativação da unidade Bom Retiro. Assim que encontrarmos atualizaremos o texto.
Comentarios