A Ford “do Ipiranga” na Mooca

Também conhecida como a “Ford do Ipiranga”, esta unidade inaugurada em 1953 fica, de fato, localizada entre a Mooca e a Vila Prudente, numa região atualmente conhecida como Parque da Mooca e foi a substituta da antiga fábrica localizada no Bom Retiro.

Publicidade de 1952 sobre a nova fábrica da Ford (clique para ampliar)

Para os fãs da história da indústria automobilística no Brasil esta é uma fábrica conhecida, porém não necessariamente para os amantes da cidade. Nestes últimos tempos algumas mudanças que aconteceram no lugar e que acabam confundindo os observadores, o que esperamos, seja esclarecido neste artigo uma vez que a parte principal da fábrica desapareceu.

O conjunto era composto por três prédios com entradas distintas. Um prédio principal onde, na entrada, eram tiradas as fotografias publicitárias ou de divulgação, outro com entrada dando para a Av. Henry Ford que ainda existe e um prédio menor, mas com a entrada no mesmo estilo do prédio principal que também ainda sobrevive.

vista aérea da fábrica da Ford (clique na foto para ampliar)

Nesta unidade foram inicialmente montados caminhões com peças importadas e, em 1957 saiu de suas linhas de produção o primeiro caminhão efetivamente fabricado no Brasil, o modelo F-600 que foi o pioneiro de uma linha importante de caminhões Ford brasileiros a partir de então. Lá estavam a fábrica de motores, a estamparia, o centro de engenharia, os diversos laboratórios e a área administrativa da empresa.

veículos produzidos nesta unidade da Ford, alinhados diante da fachada da empresa (clique na foto para ampliar)

Mas este lugar também é testemunha de outros fatos importantes na história da nossa industrialização, afinal foi de lá que saiu o primeiro trator fabricado no Brasil, o “8 BR” que tinha sua linha de produção dentro daquela unidade. Estávamos em dezembro de 1960 e a fábrica, por esta época, tinha mais de 2.200 funcionários. Podemos imaginar o impacto econômico desta massa de trabalhadores no desenvolvimento da região.

Outro ícone lá produzido foi o automóvel de luxo Galaxie lançado em 16 de fevereiro de 1967 e que exigiu da Ford um grande investimento para adequar as instalações para produzir o seu primeiro automóvel no Brasil. Neste mesmo ano a Ford absorveria a Willlys-Overland e outros automóveis de passeio passariam ser fabricados pela empresa, porém na fábrica da Willys em São Bernardo do Campo onde era produzido, por exemplo, o Corcel, na verdade um produto de origem Willys.

O elegante Galaxie na fábrica da Ford (clique na foto para ampliar) – Crédito: Rolando de Freitas

Em grave crise por qual passava o país na década de 1980, foi criada a Autolatina que geria a Volkswagen e a Ford e foi nesta administração que a ferramentaria que lá funcionava foi fechada, em agosto de 1987. Com a nova fábrica da Ford aberta em Camaçari, na Bahia, o destino da unidade “do Ipiranga” estava traçado e no final de 1999 a fábrica, ainda com 1.500 funcionários, foi definitivamente fechada.

A confusão sobre o que efetivamente restou se dá por conta do estilo dos prédios que seguem um mesmo padrão, mas comparando-se as fotografias de época com os prédios que ainda existem, podemos perceber nitidamente que todo o prédio principal foi demolido para dar espaço ao Mooca Plaza Shopping inaugurado em 2011. Neste local, das instalações originais, restou um pedaço de uma pista que rodeava um pátio de guarda dos veículos produzidos. Se bem notarmos, o complexo era dividido pela avenida Henry Ford e a parte que efetivamente restou fica justamente entre esta via e a linha férrea que passa ao lado.

Gazeta Esportiva 9/5/1957

A entrada da avenida Henry Ford, número 1380, ainda existe e neste endereço funciona uma igreja evangélica. Nos demais espaços laterais, estão instaladas diversas empresas. No outro prédio, bem menor, que fica na confluência da avenida Henry Ford com a rua Capitão Pacheco e Chaves, está funcionando a empresa Sustentare Saneamento que trabalha com limpeza urbana e coleta de lixo para a prefeitura paulistana.

É utópico querer que todos os prédios industriais sejam preservados, mas poder-se-ia tomar um cuidado maior na preservação da memória, ao menos indicando e informando de alguma maneira, no local, a importância que algumas construções tiveram no desenvolvimento da cidade e do país.

Produção de tratores Ford (diesel) na fábrica do Ipiranga/Mooca (clique na foto para ampliar)

Outro ponto é que, ao que parece, nunca se imagina preservar parte dos edifícios e integrá-los num novo projeto arquitetônico. O fato é que, diante da utilização atual do que ainda restou, só nos resta rezar para tudo não ir parar no lixo.

Veja mais fotos e ilustrações da antiga fábrica da Ford (clique para ampliar):

Nota:

A Ford ainda mantinha uma fundição em Osasco, também numa avenida batizada de Henry Ford. Este prédio que ainda existe fica entre esta citada avenida e a marginal do rio Pinheiros na altura do Cebolão. Hoje lá funciona um “self storage”.

Bibliografia consultada:

* Memória do Transporte – Link visitado em 6/2/2024
* Pioneiros Ford/Willys – Link visitado em 6/2/2024
* Revista Fatos & Fotos – Edição de 8/4/1967
* Revista O Cruzeiro – Edição de 14/2/1959
* Galaxie, o grande Brasileiro – Dino Dragone e Paul W. Gregson – Ed. Alaúde 2009
* Correio Paulistano diversas edições em 1952, 1954, 1957
* Gazeta Esportiva – 5/9/1959

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13 respostas

  1. Trabalhei nessa planta do Ipiranga e na transferência para a planta de SBC em dezembro de 2000 e janeiro de 2001, foi muito triste seu fechamento! Sempre digo que deveriam ter preservado a portaria principal que era muito bonita e, sim, deveriam ter criado um portal contando a história da fábrica dentro do shopping!!

  2. Foi nessa fábrica que comecei minha.carreira na Indústria Automotiva no Brasil.em Março de 1956. Por 21 anos trabalhei na Ford nas áreas de Relações-públicas , Marketing e Vendas .Trabalhei,tambem,.na Volksagen, nas concessionarias.Sopave, Santo Amaro e depois como Gerente de Vendas da Chrysler do Brasil.
    Tenho muita saudades dessa fábrica!

    1. Caro Sérgio,
      Algum comentário ou lembrança relativa aos tratores 8BR dentro da sua área de atuação? Obrigado.

      1. Sim Vignoli.
        Em 1960 trabalhei na Fundição de Osasco que fazia todas as peças de ferro fundido para o trator 8BR.
        Ajudei a receber os moldes que vieram dos EU por dois aviões.
        Foi uma noite inesquecível!
        Fundimos a primeira peça naquela noite.

    2. Oi Sergio! Será que você conheceu meu bisavô José Pereira Monteiro, que chegou a ser superintende de produção da Ford provavelmente por essa mesma época?

      1. Sim Vignoli,
        Em 1960 fui trabalhar na Fundição de Osasco como gerente de Controle da Produção e ajudei no recebimento dos moldes das peças do trator 8BR. que chegaram em dois aviões de carga da Flying Tigers.
        Uma noite inesquecivel.

  3. Nessa fábrica da Ford, (a entrada era na Pacheco Chaves) comecei minha carreira de secretária: fui admitida em 1958 como datilógrafa bilíngue, no Plant Protection, foi lá q participei dum treino de prevenção e combate de incêndio. Saudades.

    1. Sim Augusto lembro bem do Monteiro da Produção. seu bisavô.
      Hoje estou com 90 anos.
      Maria. Vc deve ter trabalhado com o Gildo Barolli que era o supervisor do Plant Protection., certo?

  4. Comecei no meu primeiro emprego nesta fábrica, como aprendiz no Senai em 1981 tudo custeado pela Ford, trabalhava na ferramentaria ,bons tempos aquele ,empresa excelente,saudades

  5. Vejo muitos comentários de pessoas que trabalharam nessa fábrica ao final da década de 50. Será que alguém conheceu meu bisavô José Pereira Monteiro, superintendente de produção à época, ou o meu outro bisavô Miguel Mendes Brazão, que era da pintura e pintava os frisos laterais à mão? Estou trabalhando na montagem da minha arvore genealógica e essas memórias são muito importantes na pesquisa. Obrigado!

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