Sobrado – Avenida do Estado

Se tem uma avenida paulistana que é bem esquecida pelos governantes essa é sem dúvida a Avenida do Estado. Cortando São Paulo desde o centro até a região do Ipiranga, esta importante via da cidade é repleta de pontos de abandono, locais com descarte de lixo irregular e, como não poderia faltar, pichação.

O trecho entre a avenida Tiradentes e a rua São Caetano é particularmente interessante pelo ponto de vista arquitetônico e histórico. É nesta área que estão concentrada as mais interessantes construções desta importante via da cidade.

Ali já fotografamos uma residência e armazém de 1918, uma antiga fábrica de chocolates e uma residência curiosa que também já foi demolida, entre tantas outras.

Hoje apresentamos aqui este simpático sobrado antigo:

Localizado no número 1471, este imóvel resiste ao abandono da região apresentando-se bastante preservado. É o sobrevivente de um conjunto de dois sobrados geminados, já que o seu vizinho da esquerda já foi demolido há mais de uma década.

Onde ficava sua outra metade hoje existe uma torre de transmissão de energia. Mesmo assim é possível notar na fachada do sobrado que havia outro imóvel ligado a ele. A arquitetura era idêntica, porém disposta ao contrário dessa.

Na andar superior, grades na sacada (clique na foto para ampliar)

O velho sobrado encontra-se bem cuidado, porém nota-se como a região não deve ser lá das mais tranquilas. Além da grade de ferro que protege a porta de entrada, há outra na sacada. Outra coisa a incomodar muito a paisagem, são os malditos fios que existem por todos os cantos da cidade.

Mais um exemplar da São Paulo Antiga que esperamos que siga preservado.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

6 respostas

  1. Já não mais existe essa fachada.Agora é uma escola com a fachada totalmente descaracterizada.Acabei de ver no Google maps.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: