Se tem uma avenida paulistana que é bem esquecida pelos governantes essa é sem dúvida a Avenida do Estado. Cortando São Paulo desde o centro até a região do Ipiranga, esta importante via da cidade é repleta de pontos de abandono, locais com descarte de lixo irregular e, como não poderia faltar, pichação.
O trecho entre a avenida Tiradentes e a rua São Caetano é particularmente interessante pelo ponto de vista arquitetônico e histórico. É nesta área que estão concentrada as mais interessantes construções desta importante via da cidade.
Ali já fotografamos uma residência e armazém de 1918, uma antiga fábrica de chocolates e uma residência curiosa que também já foi demolida, entre tantas outras.
Hoje apresentamos aqui este simpático sobrado antigo:
Localizado no número 1471, este imóvel resiste ao abandono da região apresentando-se bastante preservado. É o sobrevivente de um conjunto de dois sobrados geminados, já que o seu vizinho da esquerda já foi demolido há mais de uma década.
Onde ficava sua outra metade hoje existe uma torre de transmissão de energia. Mesmo assim é possível notar na fachada do sobrado que havia outro imóvel ligado a ele. A arquitetura era idêntica, porém disposta ao contrário dessa.
O velho sobrado encontra-se bem cuidado, porém nota-se como a região não deve ser lá das mais tranquilas. Além da grade de ferro que protege a porta de entrada, há outra na sacada. Outra coisa a incomodar muito a paisagem, são os malditos fios que existem por todos os cantos da cidade.
Mais um exemplar da São Paulo Antiga que esperamos que siga preservado.
Respostas de 7
Que lindo esse sobrado. Adoraria ter um desses aí em SP. Me lembra a Europa.
Já não mais existe essa fachada.Agora é uma escola com a fachada totalmente descaracterizada.Acabei de ver no Google maps.
Nossa vi agora também, ficou aterrador!!
Tempos de outrora! Que capricho!
Posta o link do Google Maps com a tal alteração na fachada desse sobrado.
Parece uma casa cortada ao meio….
como estava em 01/23: https://maps.app.goo.gl/qyEw4jVwiykP7ki96 Descaracterizaram a fachada