O município de Santos é a cidade paulista que mais se assemelha a antiga capital imperial e republicana do Brasil, o Rio de Janeiro. Esta semelhança se dá por alguns fatores peculiares as duas cidades, como o fato de ambas serem antigas, litorâneas e, principalmente, repletas de construções históricas.
De todas as construções de grande valor arquitetônico de Santos, uma das que mais desperta atenções e suspiros é a antiga sede do Corpo de Bombeiros, na região central da cidade:
Inaugurado em 7 de setembro de 1909, precisamente ao meio-dia, o então moderno edifício do Corpo de Bombeiros de Santos é obra de um arquiteto bastante conhecido em São Paulo. O alemão Maximilian Hehl, o mesmo que projetou a Catedral da Sé, a Catedral de Santos e a Igreja da Consolação.
Carinhosamente apelidado de “Castelinho” o antigo quartel do Corpo de Bombeiros é um dos principais pontos turísticos a se visitar na cidade litorânea. Nas últimas décadas a construção do início do século 20 sofreu bastante com o desgaste. Até que um processo de restauração deu nova vida ao local.
Tombado como patrimônio histórico de Santos, o imóvel sofreu um minucioso processo de restauro para voltar a ter o resplendor de quando foi construído. A recuperação também serviu para que o prédio fosse adaptado para ser a nova sede da Câmara Municipal de Santos. Concluído em 2010, passou a abrigar as atividades dos vereadores santistas em 2011.
A conservação e preservação do imóvel colocou novamente o castelinho no mapa turístico de Santos e proporcionou revitalização também para seu entorno. Santos é hoje uma das cidades paulistas com melhor estrutura para turistas.
Para quem quiser conhecer de perto este prédio e tem receio de se perder pela cidade, uma boa notícia: o bonde turístico de Santos, que sai da Praça Mauá passa pelo local. Aproveite!
Saiba mais sobre Santos no São Paulo Antiga:
Comentarios