Corpo de Bombeiros de Santos 1909 & 2018

O município de Santos é a cidade paulista que mais se assemelha a antiga capital imperial e republicana do Brasil, o Rio de Janeiro. Esta semelhança se dá por alguns fatores peculiares as duas cidades, como o fato de ambas serem antigas, litorâneas e, principalmente, repletas de construções históricas.

De todas as construções de grande valor arquitetônico de Santos, uma das que mais desperta atenções e suspiros é a antiga sede do Corpo de Bombeiros, na região central da cidade:

O Corpo de Bombeiros pouco depois de inaugurado em 1909 (clique na foto para ampliar).
O Corpo de Bombeiros pouco depois de inaugurado em 1909 (clique na foto para ampliar).

Inaugurado em 7 de setembro de 1909, precisamente ao meio-dia, o então moderno edifício do Corpo de Bombeiros de Santos é obra de um arquiteto bastante conhecido em São Paulo. O alemão Maximilian Hehl, o mesmo que projetou a Catedral da Sé, a Catedral de Santos e a Igreja da Consolação.

Carinhosamente apelidado de “Castelinho” o antigo quartel do Corpo de Bombeiros é um dos principais pontos turísticos a se visitar na cidade litorânea. Nas últimas décadas a construção do início do século 20 sofreu bastante com o desgaste. Até que um processo de restauração deu nova vida ao local.

O castelinho atualmente (clique na foto para ampliar).
O castelinho atualmente (clique na foto para ampliar).

Tombado como patrimônio histórico de Santos, o imóvel sofreu um minucioso processo de restauro para voltar a ter o resplendor de quando foi construído. A recuperação também serviu para que o prédio fosse adaptado para ser a nova sede da Câmara Municipal de Santos. Concluído em 2010, passou a abrigar as atividades dos vereadores santistas em 2011.

A conservação e preservação do imóvel colocou novamente o castelinho no mapa turístico de Santos e proporcionou revitalização também para seu entorno. Santos é hoje uma das cidades paulistas com melhor estrutura para turistas.

Detalha da fachada (clique na foto para ampliar).
Detalha da fachada (clique na foto para ampliar).

 

Para quem quiser conhecer de perto este prédio e tem receio de se perder pela cidade, uma boa notícia: o bonde turístico de Santos, que sai da Praça Mauá passa pelo local. Aproveite!

Saiba mais sobre Santos no São Paulo Antiga:

 

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 9

  1. Parabéns!!! Sou santista, resido em Santos, e a matéria ficou belíssima, bem como as fotos.

  2. olá Douglas gostaria muito que você fizesse uma reportagem sobre as igrejas de Santos já que são varias grande parte históricas

      1. obrigado Douglas digo isso devido especialmente as igrejas do Carmo já fui centenas de vezes para lá de uns anos pra cá estavam sendo reformadas mas como sabe se tratando de reforma de igreja anda em passos de tartaruga a primeira é datada não sei muito bem mais se diz de 1599 já a outra não tenho certeza a data acho que é do seculo XVIII conversei com as Vovós de Santos que são as guias da igreja e me fascinei pelas lendas da igreja perguntei o motivo pela qual a igreja estava já fazia anos em descaso elas me falaram que estavam em processo de tombamento a torre do sino esta crescendo uma arvore elas falaram que tudo estavam sendo devidamente reformando mais o processo e longo e demorado e já que a igreja demorou anos para o seu tombamento espero que a reforma não seja tão demorada.

  3. eu sou do Chile……gostei muito de sua cidade…..fique sentado na plaza al frenteda escadas da prefeitura…..observando su bella arquitectura…….graciaS por la foto saudade de santos….

  4. O único fato triste em relação ao “castelinho” dos bombeiros, é que por uma infeliz idéia, a prefeitura de Santos construiu um anexo “grudado” ao antigo prédio, onde hoje, está localizada a Câmara de Vereadores de Santos. Ou seja, estragaram toda a arquitetura de um patrimônio histórico. Apesar que o mesmo aconteceu com a Casa do Trem Bélico, uma das construções mais antigas do Brasil (e devidamente tombada), e que recentemente, teve a arquitetura adulterada para a construção de um “elevador” nos fundos da pequena fortaleza. (Isso também em Santos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.390 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade