Casas – Rua Barata Ribeiro 181 a 189

Localizadas na rua Barata Ribeiro, estas casas são apenas mais de várias que estão fechadas nesta região. De acordo com o que foi apurado, estas velhas residências pertecem ao hospital Sírio Libanês e deverão ser demolidas no futuro.

Em outra casa desta mesma rua, totalmente lacrada,  foi possível constatar um aviso do próprio hospital anunciando a propriedade do imóvel. Estas casas são das últimas remanescentes deste estilo de construção da região.

Atualização – 28/10/2021

Doze anos após a publicação deste artigo voltamos ao local para verificar se as casas foram realmente demolidas e a resposta é não. Ou melhor, sim e não.

Observem a imagem abaixo, extraída do Google Street View em 2021:

As casas ao invés de serem demolidas foram incorporadas ao prédio que está sendo construído no lote. Aparentemente as fachadas e seus portões – que ainda são originais – foram preservadas e a nova edificação se integrará ao que restão das casas geminadas.

A obra ainda está em andamento e vamos continuar acompanhando. Ao que tudo indica tiveram uma ótima solução para – ao menos – perpetuarem a fachada.

O que você achou desta obra ? Comente !

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

5 respostas

    1. Você chegou a ver e/ou conhecer a casa do número 64, onde ficava a Editora Monumento, que publicou as revistas Visão, Tricô e Crochê e os 123 primeiros números da Casa e Jardim?

  1. Busquei no google e a imagem feita em abril último, a casa, que aliás é geminada, já sofreu alterações. Fizeram uma espécia de laje(!!!!!!!??????) horrorosa e, para isso, o seu frontal foi-se…

  2. Se pertencem ao Hospital Sírio-Libanês, será que aí vai tornar-se algum espaço para consultórios? Pois não parece ser um edifício pra ser um hospital. E é bem curioso que preservaram quase que em sua totalidade a frente das residências; se deixarem como era antigamente (o da direita, parece ser a mais próxima da original), ficará até bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.