Residência CL – Rua Adolfo Gordo, 225

A Rua Adolfo Gordo, no bairro de Santa Cecília, ainda não foi atingida pela sede demolidora da especulação imobiliária. E em virtude disso ali e também nas adjacências encontramos algumas construções antigas e bastante interessantes, como esta localizada no número 225.

O imóvel com as inscrições “CL” no alto da fachada é uma bela construção das primeiras décadas do século 20. Embora passe a impressão de ser um sobrado pela sua altura, trata-se de uma residência térrea. Estas casas impressionam pelo pé direito bastante alto característico da época, e neste caso com o grande porão que deixa a residência bastante alta. O porão transformado em garagem e atualmente servido para um pequeno comércio de bebidas é um bom exemplo de como estes imóveis eram altos.

Apesar de estar um tanto quanto descaracterizado na porção inferior pela adaptação das duas portas comerciais, o imóvel está bastante preservado em suas linhas arquitetônicas, especialmente na porção superior, onde nenhum detalhe da fachada foi adulterado. A beleza destes imóveis está na riqueza de detalhes, nos traços delicados e no frontão chamativo.

Uma bela pintura, padronizando a parte inferior com a superior pode destacar ainda mais este imóvel. Que ele continue preservado por muitos e muitos anos, pois são exemplares únicos e raros de uma cidade que por mais que tentem apagar, insiste bravamente em resistir.

Veja mais fotos deste imóvel (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Como se não bastasse a descaracterização, a pintura com essa cor horrenda, ainda há os fios de luz arrasando o visual… Seria tão lindo se tudo ficasse embutido.

  2. É UMA PENA VER TANTOS IMÓVEIS ANTIGOS SEM NENHUMA MANUTENÇÃO E MUITOS EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES. MUITOS SÃO INVADIDOS POR SEM TETOS, O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A SUA PRESERVAÇÃO. UM EXEMPLO É O PRÉDIO DA FAMÍLIA TRADICIONAL MARINA CRESPI NA MOOCA. FAMÍLIAS INVADIRAM O PRÉDIO SITUADO NA RUA DOS TRILHOS COM A ALMIRANTE BRASIL. É UMA PENA, A SUB PREFEITURA DA MOOCA DEVERIA TOMAR UMA INICITIVA COM RELAÇÃO A ESTE CASO…

    1. Exatamente! Passo por lá várias vezes e a cada vez é uma tristeza o abandono, sujeira, descaso com aquele prédio, que a alguns anos atrás era um bela espaço.
      Achava até que era uma escola antes.

  3. Parabéns pela sua iniciativa. Também fotografo o que resta de Belo Horizonte e no Centro do Rio que, ou bem ou mal, está lá, basta recuperar. Para mim deveria ter uma lei que, demoliu, era tombado, deveria ser reconstruída ipis litteris. Sou antropólogo e quando algum arquiteto ou historiador vem me falar em falso histórico eu já digo: original no Brasil só oca e tapera. Portanto, tudo pode ser refeito.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: