A Rua Adolfo Gordo, no bairro de Santa Cecília, ainda não foi atingida pela sede demolidora da especulação imobiliária. E em virtude disso ali e também nas adjacências encontramos algumas construções antigas e bastante interessantes, como esta localizada no número 225.
O imóvel com as inscrições “CL” no alto da fachada é uma bela construção das primeiras décadas do século 20. Embora passe a impressão de ser um sobrado pela sua altura, trata-se de uma residência térrea. Estas casas impressionam pelo pé direito bastante alto característico da época, e neste caso com o grande porão que deixa a residência bastante alta. O porão transformado em garagem e atualmente servido para um pequeno comércio de bebidas é um bom exemplo de como estes imóveis eram altos.
Apesar de estar um tanto quanto descaracterizado na porção inferior pela adaptação das duas portas comerciais, o imóvel está bastante preservado em suas linhas arquitetônicas, especialmente na porção superior, onde nenhum detalhe da fachada foi adulterado. A beleza destes imóveis está na riqueza de detalhes, nos traços delicados e no frontão chamativo.
Uma bela pintura, padronizando a parte inferior com a superior pode destacar ainda mais este imóvel. Que ele continue preservado por muitos e muitos anos, pois são exemplares únicos e raros de uma cidade que por mais que tentem apagar, insiste bravamente em resistir.
Veja mais fotos deste imóvel (clique para ampliar):
Comentarios