A Kombi das balas KID´S ainda existe!

A nostalgia, costumo dizer, é o gatilho do bem. Não é raro estarmos em algum lugar ou assistindo a alguma coisa que do nada dispara uma deliciosa sensação de nostalgia, de tempos passados que não veremos de novo mas que jamais sairão de nossas mentes.

E foi essa sensação especial que tive outro dia quando estava transitando por uma rua do Pari, o chamado “bairro doce” de São Paulo, quando do nada me deparei com essa preciosidade oriunda dos anos 80-90: a Kombi das balas KID´s:

clique para ampliar

Digamos que foi um achado que imediatamente quando vi, surgiram inúmeras e deliciosas lembranças do tempo que eu era criança (e adolescente) de quando me pegava sempre com alguma balas Kid´s na boca, seja a saudosa bala de leite que gruda no céu da boca, o drop´s Kids de café ou hortelã. Essas balas eram sinônimo da minha fase de criança e junto com a Kid´s podemos somar outras marcas igulamente nostálgicas como o Dulcora, Paquera, Adams e a temível bala Soft.

Mas o mais curioso de encontrar essa Kombi foi vê-la justamente em um bairro tão tradicional com marcas relacionadas a doces e sobremesas, como o Pari. Deste bairro nasceram não só para São Paulo como para todo o Brasil marcas inesquecíveis como Neuza, Tostines, Confiança e Bela Vista (esta última até hoje em pleno funcionamento no bairro).

Se a maioria destas marcas deixaram de existir ou trocaram de mãos, como é o caso da Kid´s que pertence ao grupo Arcor, a verdade é que elas jamais deixarão de existir em nossas lembranças.

UMA VETERANA NAS RUAS!

Costumo dizer que a Kombi transporta o Brasil. Isso pode até soar estranho para alguns em pleno 2024 já que o utilitário da Volkswagen saiu de circulação no ano de 2013, contudo basta olhar para as ruas, avenidas e estradas do país para conferir que ela ainda se faz presente por todo o canto, seja transportando encomendas, levando o feirante para lá e para cá ou passeando nos encontros de antigomobilismo.

A nossa preciosa Kombi das balas Kids é uma veterana de rua, fabricada na década de 1980. O cansaço do veículo pode ser observado pelas marcas de ferrugem pela lataria, a pintura com várias manchas e defeitos e até pela massa plástica próximo ao para-choque traseiro, contudo segue fielmente cumprindo sua função de um veículo utilitário raiz.

Além da própria Kombi outra coisa precisa ser notada e lembrada neste veículo: o artista (os artistas?) que pintaram essa perua em um primoroso trabalho manual que resiste já por 32 anos:

Nome do artista está junto ao para-lamas dianteiro (clique para ampliar)

Diferente de hoje em dia onde 90% do que vemos estampados em veículos de entregas nas ruas das cidades são adesivos ou envelopamentos, os carros de entrega de outrora tinham sua arte minuciosamente pintada à mão. O trabalho não era feito nas empresas, uma vez que veículos de entregas eram terceirizados, mas por artistas extremamente talentosos que geralmente são desconhecidos do público.

Felizmente quis o destino que a já quase eterna Kombi das balas Kid´s fosse uma das poucas que vemos por ai com a assinatura do artista, essa feita no canto junto ao para-lama dianteiro direito. Lá está assinado, como que em um quadro, as inscrições: “Paulo e Carrizo 948-4155 – 29/11/1991“. Fiz um pesquisa e infelizmente não encontrei nada a respeito dele, se você que lê esse artigo souber de algo entre em contato conosco. O telefone grafado na assinatura é um fixo que já mudou e não existe mais.

E esta Kombi não é a única nostálgica que encontrei nas ruas nos últimos meses. Essa abaixo de um antigo entregador de leite à domicílio da Leco, pode ser vista eventualmente pelas ruas do bairro do Ipiranga. A pintura original ainda sobrevive…

clique para ampliar

Se eu fosse um colecionador de Kombis iria atrás dessa das balas Kid´s para comprar e mantê-la assim como ela está, sem qualquer restauração ou algo do gênero. Uma obra de arte sobre rodas tanto no veículo em si quanto na pintura à mão da marca que ela ostenta. Parabéns ao proprietário por não desfazer essa pintura.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Edifício Tio Sam

Tio Sam, um dos grandes símbolos nacionais dos Estados Unidos, é nome de prédio em São Paulo. Conheça esta curiosa história!

Leia mais »

Mansão da Família Richthofen

Nesta casa foi cometido um dos crimes mais polêmicos e famosos dos últimos anos, o assassinato de Manfred e Marísia von Richtofen, pais de Suzane von Richtofen.

Leia mais »

5 respostas

  1. Sou filha de um dos letristas (era assim que chamavam os profissionais que pintavam estes carros) da antiga Kids. Assinava como Nelson e chegou a assinar alguns carros com o Paulo… alguns desentendimentos e meu pai ficou um tempo sem pintar estes carros. De fato, o trabalho era manual. Ele desenhava muito bem. E, na minha memória, trabalhou na Incar e Carrizzo na década de 80. Não sei do Paulo. Meu pai faleceu em 1995.

    1. Seu pai fez história, lindo sua contribuição nessa matéria, desvendando um pouco da história dessa arte e também um pouco de quem assinou essa kombi que trabalhou com seu pai, isso é parte da história de SP.

  2. Sensacional!!! Tbm cito os caminhões de leite, os caminhões da Bela vista…fomos felizes!!

  3. Muito bacana a matéria, parabéns. Apenas um reparo, a famosa bala Soft era fabricada pela Q-Refres-ko. Houve inclusive uma versão sabor melancia, apenas para exportação, nunca lançada no Brasil. Informações da minha esposa , que trabalhou na empresa

  4. Como vc bem falou, essa Kombi poderia ir para uma coleção. Tomara que o dono continue preservando esse veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *