Olha só que excelente notícia: O complexo da antiga fábrica da Cervejaria Antarctica Paulista, na Mooca, foi tombado pelo Conpresp em 17 de setembro último.
Nascida “Antarctica Paulista – Fábrica de Gelo e Cervejaria”, em 1888, na Água Branca, local aonde já funcionava um abatedouro de suínos chamado “Antarctica”, a fábrica de cervejas, foi uma das primeiras do gênero no país.
Desde que a empresa deixou o bairro, em 1995, o complexo fabril começou a entrar em decadência, devido ao abandono aparente. A recuperação e tombamento da antiga Antarctica é uma luta antiga dos moradores e ativistas do bairro da Mooca.
Em 2011 a área da cervejaria foi adquirida pelo Grupo Plaza Lenharo. Na época, o grupo negou de início a compra do complexo, mas posteriormente em entrevista ao jornal Diário de S.Paulo, admitiram a compra e anunciaram a intenção de construir um complexo cultural no local. Entretanto, desde então nada foi feito.
O tombamento, além de ser uma grande conquista para o bairro, pode trazer uma grande revitalização na região e seu entorno. Nas proximidades existem vários galpões industriais centenários, a tradicional Di Cunto e o Estádio Conde Rodolfo Crespi, do Juventus, que até o momento ainda não foi tombado.
Em breve traremos mais novidades sobre o tombamento da Antarctica. Enquanto isso, clique aqui e conheça com detalhes a história da cervejaria.
Comentarios