Hoje quando observamos nomes esdrúxulos que muitas construtoras colocam nos novos edifícios que estão surgindo em São Paulo ficamos imaginando onde foi parar a criatividade e bom humor de quem dá estes títulos. Uma total falta de bom senso, como abusos no anglicismo, nomes sem sentido ou simplesmente ridículos, como em Guarulhos onde construíram um “Dubai Offices“.
Já no passado, os nomes geralmente faziam referências à língua tupi, nome de personalidades brasileiras, bairros e até homenagens a pessoas estrangeiras, sempre com algum nível de bom senso. Mas eu jamais imaginaria que em São Paulo existiria um prédio que faz homenagem curiosa e bem humorada para um dos mais conhecidos símbolos nacionais dos Estados Unidos. Com vocês, o Edifício Tio Sam:
Localizado no 383 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, bem ao lado do Teatro Renault (ex Abril, Paramount etc), o Edifício Tio Sam foi construído em 1963 e possui ao todo 16 andares. Projetado para ser uma prédio de uso misto, hoje é essencialmente dedicado ao uso comercial, com muitos escritórios.
Na época que foi construído estava bem em moda que os novos empreendimentos fossem de uso tanto para o residencial ou comercial. Hoje, fico imaginando nos prédios antigos que ainda são mistos o quanto deve dar de confusão quando é necessário uma reforma em alguma sala comercial ou apartamento, já que nos residenciais a praxe da reforma é durante o dia, quanto nos comerciais é mais à noite.
Encontrar este edifício com este nome não deixa de ser algo bastante divertido. É conhecido, simples e bastante criativo. Fico só imaginado qual teria sido a motivação que a Construtora São Roberto teve para atribuir este nome ao edifício. Seria uma homenagem ? Uma brincadeira ? Fica a pergunta no ar.
Um fato curioso é que 1963, o ano do prédio, é o mesmo ano em que o então presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy foi assassinado. Mas é improvável que o nome seja em virtude da comoção do assassinato, uma vez que este anúncio que colocamos aqui foi publicado em vários jornais paulistanos em 31 de janeiro, e o assassinato foi em 22 de novembro.
São Paulo sempre nos surpreende!
Abaixo uma fotografia atual da fachada do edifício:
Comentarios