Estação de Cubatão

Esquecida em Cubatão fica uma das mais antigas estações ferroviárias do Estado de São Paulo, cuja abertura foi no mesmo ano da ferrovia São Paulo Railway (SPR).

Havia muita expectativa para o movimento ferroviário local, tanto que a primeira estação foi considerada muito pequena para a região, sendo logo demolida no ano seguinte para dar lugar a uma nova mais apropriada para Cubatão. Esta mesma estação, por sua vez, seria mantida até meados da década de 50 quando seria substituída pela terceira e atual estação ferroviária.

Estação de Cubatão em 1967
Estação de Cubatão em 1967

Com o fim dos trens de passageiros, em 1995, a estação de Cubatão entrou num lento declínio que persiste até os dias atuais. Mesmo com a transformação da velha parada em uma instalação municipal, é visível que ela não vive seus melhores dias.

Passarela e estação (clique na foto para ampliar).
Passarela e estação (clique na foto para ampliar).
As plataformas da estação vistas através da passarela (clique para ampliar).
As plataformas da estação vistas através da passarela (clique para ampliar).

Das duas plataformas que compõem a estação, apenas a mais próxima à avenida 9 de abril está conservada. No local, funciona a “Estação das Artes” um órgão cultural da prefeitura, enquanto isso, a plataforma do outro lado sobrevive meio que à própria sorte em uma situação que beira o abandono total.

Já a passarela de ferro, centenária, sobrevive em péssimo estado de conservação. Apesar de ainda ser transitável, e utilizada com frequência por famílias que residem do outro lado da via férrea, os anos sem qualquer manutenção apresentam pontos com bastante ferrugem.

A passarela é em estilo padrão que é encontrado por todo o leito da antiga SPR, como as que já catalogamos na Mooca, Brás e na Estação de Campo Grande.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Se por um lado ver a estação tendo vida como um centro cultural é algo positivo, por outro lado é realmente uma derrota para os paulistas ver estações como esta e tantas outras não funcionarem com sua função original, que é o transporte de passageiros. E ainda há as que nem outras funções tem.  Apesar do transporte de pessoas há muito ter sido suprimido, por ali diariamente passam trens de carga.

*1 Fonte: Segundo o pesquisador Ralph Giesbrecht no site Estações Ferroviárias

Galeria de Fotos 1 – Estação de Cubatão (clique na miniatura para ampliar):

Galeria de Fotos 2 – Passarela (clique na miniatura para ampliar):

Saiba mais sobre a Estação de Cubatão no site Estações Ferroviárias, clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

5 respostas

  1. amei a reportagem…sou um entusiasta ferroviário…parabéns,será que foi porque comentei que gosto da historia das ferrovias e dos barões do café?….é tudo de bom …parabéns continuando cada vez melhor.

  2. Bate uma tristeza imensa, Douglas. O peito aperta e as lembranças viajam para os anos de 1964 e 1965, quando eu viajava a cada quinze dias de Santos para São Paulo, sempre de trem. Algumas estações são marcantes, como a do Valongo, a de Cubatão e a de Paranapiacaba. Vamos destruindo tudo, com a nossa indiferença e com a nossa pobreza de espírito e de memória.
    Tenho muitas saudades também das estações da Sorocabana (a da avenida Ana Costa, em Santos ainda está em pé e conservada, por conta do tombamento). Há ainda alguns resquícios de outras “paradas”, a de Nova Peruíbe ainda tem a plataforma e o telheiro.

  3. não só a estação de Cubatão esta no abandono,acima esta a funicular que subia a serra até paranapiacaba,que foi uma obra que contribuiu para o desevolvimento de São Paulo,está em estado latimavél

  4. Ultima vez que entrei nesta estação ja fazem mais de 40 anos pequei o trem com a minha mãe e meu irmão, fomos até a estação da Luz e de la pegamos outro trem pra Campinas..
    Muitas lembranças muitas saudades.. Precisamos lutar para preservar esse monumento histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *