“Ei, é proibido fotografar!” Se você for até o que um dia foi a estação de Campo Grande, tão logo saque a sua câmera, será esta a primeira e dura frase que um segurança nada amistoso irá dizer pra você. A segunda será pedir para você se retirar dali.
Talvez essa atitude seja não porque o segurança seja completamente inapto a lidar com o público (isso também é verdade), mas talvez porque os “responsáveis” pelo lugar não queiram que estas imagens vergonhosas do patrimônio público largado e destruído sejam vistas pelos olhos dos cidadãos que não costumam passar por ali.
No local, além do “gentil” segurança, estão estacionadas locomotivas e vagões pertencentes a MRS. O curioso é que ninguém cuida da mais que centenária estação (o prédio atual é de 1929), e ali só não foi abaixo ainda porque o material usado na construção da parada e das passarelas são de excelente qualidade.
Ao chegar no local, basta uma rápida observação para constar o quanto está abandonado. A belíssima passarela de ferro está completamente enferrujada, e quem se atrever passar por ela pode sofrer um grave acidente. Parte da estação já desabou e não vai demorar para o restante desabar.
O local ficou ainda mais destruído após um breve incêndio no ano de 2010. Lixo jogado em alguns cantos contribuem para um visual ainda mais depreciativo.
Da estação, é possível avistar a pequena capela conhecida como Monumento ao Divino Salvador. Se você subir até o morro onde fica a capela, a visão que você terá da estação será esta a seguir (clique para ampliar):
Embora o prédio atual seja de 1929, a estação é um pouco mais antiga do que a nossa república. Tendo sua primeira edificação inaugurada em agosto de 1889.
É simplesmente inaceitável que uma construção tão bela e importante fique assim largada, abandonada. Uma situação imoral!
Saiba mais:
- Conheça mais sobre esta estação no site Estações Ferroviárias
- Conheça outras estações ferroviárias abandonadas cadastradas no São Paulo Antiga
Veja mais fotos do local (clique na foto para ampliar):
Comentarios