Oriundo de um período de ouro das salas de cinema de São Paulo, o Cine Teatro Oberdan é também um resistente vitorioso. Dos incontáveis cinemas de rua da capital paulista, são poucos que até hoje encontram-se ainda com sua arquitetura original, ao menos externamente.
Inaugurado em 1927, o Oberdan foi instalado em um região de São Paulo que no início do século era repleta de cinemas, o Brás. Localizado na esquina das ruas Ministro Firmino Whitaker e Saião Lobato o Cine Teatro Oberdan, mais conhecido somente como Cine Oberdan, é uma sala de exibição paulistana cuja trajetória foi marcada por um triste fato: A tragédia do Cine Oberdan (já mencionada aqui no blog).

clique para ampliar
Elegante e imponente, o Oberdan era um empreendimento da Sociedade Italiana Leale Oberdan e posteriormente foi vendido para a Empresa Teatral Paulista. O Oberdan foi um cinema que impressionava pelo luxo em suas escadarias, na sala de exibição, no hall e principalmente em sua fachada.

clique para ampliar
No seu interior, o teto era decorado com azulejos portugueses, haviam estátuas decorando o hall e sua cúpula era muito semelhante a do nosso Teatro Municipal. O nome da sala, é uma homenagem ao anarquista italiano Guglielmo Oberdan, cujo camafeu ainda é encontrado preservado na fachada lateral do velho cinema.
Abaixo vocês podem conferir como era o palco e frisas do Oberdan, comparado com como está hoje:
[image-comparison left=”17029″ right=”17030″]
Abalado pelo triste episódio do incêndio, que não existiu mas que trouxe dezenas de mortos, o Cine Teatro Oberdan teve sua popularidade seriamente abalada. Mesmo assim, ele continuou funcionando alternando altos e baixos até o final da década de 1960, quando encerrou suas atividades.
Após seu fechamento,o prédio do antigo cinema ficou alguns anos fechado e esquecido até que, em meados dos anos 1970, o imóvel foi adquirido pela empresa Zelo que inaugurou ali uma de suas lojas e o mantém intacto até os dias hoje.
Veja mais fotos do Cine Teatro Oberdan (clique na miniatura para ampliar):
Saiba mais:
Conheça outro antigo cinema da região:
Comentarios