Auto Posto Alferes Tiradentes

Em uma cidade grande e diversificada como São Paulo, as manifestações de patrimônio histórico podem aparecer nas mais diferenciadas formas. E essa grande variação pode significar, eventualmente, que alguns pontos com detalhes que merecem o tombamento passam despercebidos dos olhos da população.

E quando falamos de preservação histórica, logo pensamos em casas, casarões, palacetes e monumentos. Mas raramente falamos de postos de combustíveis. E talvez o “esquecimento” destes estabelecimentos comerciais históricos faz que com eles sejam ignorados e muitas vezes demolidos.

clique na foto para ampliar

E foi por estar esquecido que um dos três postos de combustíveis mais antigos de São Paulo, o Belo Car, foi demolido.

Porém, como já havíamos informado à época, não se tratava do único posto antigo da cidade, outros dois ainda restam e estão – ainda – absolutamente preservados e devem ser protegidos. Um de 1929 que localizado na Avenida Aclimação, e outro que detém o título de mais antigo da cidade, mas que infelizmente está desativado.

Inaugurado no ano de 1926, o Auto Posto Alferes Tiradentes é o mais antigo posto de combustível preservado da capital paulista e fica localizado na altura do número 1560 da Avenida Tiradentes, esquina com a Rua Porto Seguro, no Bom Retiro.

O posto antes de ser pintado de branco (clique para ampliar)

Desde que foi inaugurado, o posto foi de bandeira Shell e nos seus últimos anos de funcionamento adotou bandeira independente. Toda sua fachada permanece preservada e as bombas são bastante antigas, da época em que ainda não eram digitais, provavelmente dos anos 1980.

Apesar de ainda preservar todas as características originais, já se vai alguns anos que o posto de combustíveis está fechado, porém não se encontra abandonado.

clique na foto para ampliar

Vamos fazer o possível para preservá-lo, é o mais antigo da cidade e não pode ter o mesmo fim que teve o posto do Glicério. Em breve teremos novidades sobre o Auto Posto Alferes Tiradentes.

Veja mais uma foto do imóvel (clique para ampliar):

clique na foto para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

24 respostas

  1. Olá, amigos do São Paulo Antiga,

    Mas que belo posto de gasolina. Me interesso por este tipo de construção e gostaria de fazer um diorama dele, mas precisaria de algumas fotos frontais e mais algumas com detalhes das bombas de gasolina, portas, janelas e coisas do tipo. Se alguém conseguir estas fotos, eu faço o modelo em papel e coloco para download “free”.
    Obrigado a todos.

    Mauther

  2. Ola amigos. Meu tio tem um posto de combustível em São Roque e tambem está numa situação de dar dó. O posto foi inaugurado em 1937, e ainda está com a arquitetura original. Dói saber que estas maravilhas estão se acabando, mas é legal saber que existem pessoas que se importam com isso. Resta uma esperança.
    Um abraço.

    1. Temos uma equipe que adm esse imóvel. Se assim desejar segue contato (11) 98896-4722

      1. Em tempo administra o imóvel/terreno e não o posto em si. A questão do posto já teria que ver quem está no contrato social.

  3. olá douglas,tudo bem?

    como faço para retomar este posto comercialmente,mas preservando toda arquiteturae história,com algumas atualizações , é viavel? meu tel. 11-8609-6609

  4. Amigos, por favor, estou fazendo um trabalho sobre
    este posto e gostaria de saber, caso alguém saiba, quem o projetou e quem é seu proprietário?

    Por favor me responda

    Mario
    Estudante de História

  5. Douglas, depois que conversamos sobre esses postos de gasolina antigos fui fotografar o Posto Alferes Tiradentes. É uma construção de 85 anos e se caracteriza por uma arquitetura, que hoje, não se imaginaria num posto de gasolina.

  6. Pessoal

    Boa Noite

    Tem um posto parecido com este na av. Aclimação com a pires da mota, vide pelo Google Street view.

    Abraços

    Edson

  7. Ola Amigos infelizmente este posto tem uma historia não tão boa, eu fui proprietário deste posto de 06/2003 a 05/2004, quando o vendi para uma pessoa que era na época amigo de meu pai, este mesmo não me pagou e não fez a alteração contratual, ate hj este posto esta em meu nome, ele adulterou muita gasolina la e depois vendeu p outra pessoa que adulterou mais ainda ate fechar o posto este ultimo reabriu e vendeu p mais outras pessoas q tbm adulteraram ate o fechamento definitivo e tudo isso com meu nome, constando no contrato social, ate hj tenho problemas por causa disso.

  8. Boa tarde pessoal,

    Só para informa-los….eu sou o proprietário do Posto da Av Aclimação, 11 – que é o mais antigo em operação, acredito que até do Brasil – 1929 e há 3 meses atrás o mesmo foi tombado, junto o posto Alferes que encontrasse parado.

    Qualquer informação, estou a disposição….abs…Claudio

    1. Ola Cludio! Vc ainda é proprietário do posto? Gostaria de conversar com vc!
      Att
      Priscilla

    2. Ola Claudio,
      Não compreendi muito bem, o Posto Alfrere atualmente esta tombado??
      Pois gostaria de fazer um trabalho sobre ele para faculdade.
      Aguando informação, obrigada

  9. Em São Caetano do Sul – SP, na Avenida Goiás existe um posto que pelo tipo de construção data-se dos anos 40 ou 50, que resistiu com as características originais até o ano de 2005 aproximadamente. Infelizmente.

  10. Olá Douglas tudo bem?
    Sou moradora do bairro próximo a esse posto de gasolina. Lamento em dizer mas atualmente está bem deteriorado.Cada vez pior. Não entendo porque deixam um imóvel historico chegar a esse ponto. Poderiam fazer um ponto comercial como um restaurante preservando a fachada histórica. Lamentável!

  11. Aaa sou um fã desses postos!!
    Apesar de morar em Jundiaí já fotografei os 2!!! ( aclimacao e Tiradentes )
    Eu acho que a única saída para uma sobrevida financeira dos imóveis seria transformar em um bar ou restaurante temático de carros antigos ou retrô.
    O da Tiradentes eu confesso que achei sem querer. Parei abasteci e tirei uma foto kkkk
    Nostálgico!!!

  12. boa tarde meu amigo, adoro suas materia, faz um abaixo assinado para nao deixar demolir essa maravilhosa construcao, quando for a Sao Paulo, gostaria de passar ai para ver, e tirar fotos que saudade que da de ver essas construcoes, lembro tempo de crianca, quando ia com meu pai, abastercer os carroes que tinha, chevrolet 51,58
    era uns carros maravilhoso.
    e uma pena que o nosso pais nao valoriza essas construcoes, tao bonitas que conta o passado, parabens pela materia um grande abraco

  13. Douglas, e aí? Estamos já vem 2020, dois ou três anos depois dos últimos comentários. Sabe como está esse posto hoje? Alguma ação de proteção, preservação? Abraços.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: