Auto Posto Alferes Tiradentes

Em uma cidade grande e diversificada como São Paulo, as manifestações de patrimônio histórico podem aparecer nas mais diferenciadas formas. E essa grande variação pode significar, eventualmente, que alguns pontos com detalhes que merecem o tombamento passam despercebidos dos olhos da população.

E quando falamos de preservação histórica, logo pensamos em casas, casarões, palacetes e monumentos. Mas raramente falamos de postos de combustíveis. E talvez o “esquecimento” destes estabelecimentos comerciais históricos faz que com eles sejam ignorados e muitas vezes demolidos.

clique na foto para ampliar

E foi por estar esquecido que um dos três postos de combustíveis mais antigos de São Paulo, o Belo Car, foi demolido.

Porém, como já havíamos informado à época, não se tratava do único posto antigo da cidade, outros dois ainda restam e estão – ainda – absolutamente preservados e devem ser protegidos. Um de 1929 que localizado na Avenida Aclimação, e outro que detém o título de mais antigo da cidade, mas que infelizmente está desativado.

Inaugurado no ano de 1926, o Auto Posto Alferes Tiradentes é o mais antigo posto de combustível preservado da capital paulista e fica localizado na altura do número 1560 da Avenida Tiradentes, esquina com a Rua Porto Seguro, no Bom Retiro.

O posto antes de ser pintado de branco (clique para ampliar)

Desde que foi inaugurado, o posto foi de bandeira Shell e nos seus últimos anos de funcionamento adotou bandeira independente. Toda sua fachada permanece preservada e as bombas são bastante antigas, da época em que ainda não eram digitais, provavelmente dos anos 1980.

Apesar de ainda preservar todas as características originais, já se vai alguns anos que o posto de combustíveis está fechado, porém não se encontra abandonado.

clique na foto para ampliar

Vamos fazer o possível para preservá-lo, é o mais antigo da cidade e não pode ter o mesmo fim que teve o posto do Glicério. Em breve teremos novidades sobre o Auto Posto Alferes Tiradentes.

Veja mais uma foto do imóvel (clique para ampliar):

clique na foto para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

26 respostas

  1. Olá, amigos do São Paulo Antiga,

    Mas que belo posto de gasolina. Me interesso por este tipo de construção e gostaria de fazer um diorama dele, mas precisaria de algumas fotos frontais e mais algumas com detalhes das bombas de gasolina, portas, janelas e coisas do tipo. Se alguém conseguir estas fotos, eu faço o modelo em papel e coloco para download “free”.
    Obrigado a todos.

    Mauther

  2. Ola amigos. Meu tio tem um posto de combustível em São Roque e tambem está numa situação de dar dó. O posto foi inaugurado em 1937, e ainda está com a arquitetura original. Dói saber que estas maravilhas estão se acabando, mas é legal saber que existem pessoas que se importam com isso. Resta uma esperança.
    Um abraço.

      1. Em tempo administra o imóvel/terreno e não o posto em si. A questão do posto já teria que ver quem está no contrato social.

  3. olá douglas,tudo bem?

    como faço para retomar este posto comercialmente,mas preservando toda arquiteturae história,com algumas atualizações , é viavel? meu tel. 11-8609-6609

  4. Amigos, por favor, estou fazendo um trabalho sobre
    este posto e gostaria de saber, caso alguém saiba, quem o projetou e quem é seu proprietário?

    Por favor me responda

    Mario
    Estudante de História

  5. Douglas, depois que conversamos sobre esses postos de gasolina antigos fui fotografar o Posto Alferes Tiradentes. É uma construção de 85 anos e se caracteriza por uma arquitetura, que hoje, não se imaginaria num posto de gasolina.

  6. Pessoal

    Boa Noite

    Tem um posto parecido com este na av. Aclimação com a pires da mota, vide pelo Google Street view.

    Abraços

    Edson

  7. Ola Amigos infelizmente este posto tem uma historia não tão boa, eu fui proprietário deste posto de 06/2003 a 05/2004, quando o vendi para uma pessoa que era na época amigo de meu pai, este mesmo não me pagou e não fez a alteração contratual, ate hj este posto esta em meu nome, ele adulterou muita gasolina la e depois vendeu p outra pessoa que adulterou mais ainda ate fechar o posto este ultimo reabriu e vendeu p mais outras pessoas q tbm adulteraram ate o fechamento definitivo e tudo isso com meu nome, constando no contrato social, ate hj tenho problemas por causa disso.

  8. Boa tarde pessoal,

    Só para informa-los….eu sou o proprietário do Posto da Av Aclimação, 11 – que é o mais antigo em operação, acredito que até do Brasil – 1929 e há 3 meses atrás o mesmo foi tombado, junto o posto Alferes que encontrasse parado.

    Qualquer informação, estou a disposição….abs…Claudio

    1. Ola Claudio,
      Não compreendi muito bem, o Posto Alfrere atualmente esta tombado??
      Pois gostaria de fazer um trabalho sobre ele para faculdade.
      Aguando informação, obrigada

  9. Em São Caetano do Sul – SP, na Avenida Goiás existe um posto que pelo tipo de construção data-se dos anos 40 ou 50, que resistiu com as características originais até o ano de 2005 aproximadamente. Infelizmente.

  10. Olá Douglas tudo bem?
    Sou moradora do bairro próximo a esse posto de gasolina. Lamento em dizer mas atualmente está bem deteriorado.Cada vez pior. Não entendo porque deixam um imóvel historico chegar a esse ponto. Poderiam fazer um ponto comercial como um restaurante preservando a fachada histórica. Lamentável!

  11. Aaa sou um fã desses postos!!
    Apesar de morar em Jundiaí já fotografei os 2!!! ( aclimacao e Tiradentes )
    Eu acho que a única saída para uma sobrevida financeira dos imóveis seria transformar em um bar ou restaurante temático de carros antigos ou retrô.
    O da Tiradentes eu confesso que achei sem querer. Parei abasteci e tirei uma foto kkkk
    Nostálgico!!!

  12. boa tarde meu amigo, adoro suas materia, faz um abaixo assinado para nao deixar demolir essa maravilhosa construcao, quando for a Sao Paulo, gostaria de passar ai para ver, e tirar fotos que saudade que da de ver essas construcoes, lembro tempo de crianca, quando ia com meu pai, abastercer os carroes que tinha, chevrolet 51,58
    era uns carros maravilhoso.
    e uma pena que o nosso pais nao valoriza essas construcoes, tao bonitas que conta o passado, parabens pela materia um grande abraco

  13. Douglas, e aí? Estamos já vem 2020, dois ou três anos depois dos últimos comentários. Sabe como está esse posto hoje? Alguma ação de proteção, preservação? Abraços.

  14. Incrível este posto de gasolina! Muito obrigado por estes posts sobre a arquitetura paulistana antiga! Inclusive, este posto juntamente com o Belo Car, me lembraram muito de um exemplar muito parecido na cidade de Bariri/SP, na esquina da R. Sete de Setembro com a Av. Antônio José da Silva. Sempre estive por lá quando era criança, não sei bem como está hoje. Mas até pouco tempo estava ainda até que bem preservado (tirando algumas modificações da caixilharia e a remoção das bombas), no local funcionava uma loja de carros com alguns serviços como funilaria e lava rápido.

  15. Se é o mais antigo de São Paulo, certamente está entre os mais antigos do Brasil. Uma relíquia, realmente deveria ser preservado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.