O patrimônio histórico brasileiro está sempre sob constante ameaça. Toda cidade que possui algum bem de significado relevante para sua história precisa se preocupar muito com a preservação de sua memória, pois o risco de demolir imóveis, cuja existência é importante para a localidade, é frequente.
Desta vez quem está sob ameaça é este belo imóvel do município de Jundiaí, aqui próximo à capital paulista.
Localizado no número 260 da Rua Barão de Jundiaí, bem no centro da cidade, este casarão do início do século 20 é um dos belos imóveis da região.
Segundo o leitor Leandro Savini Fávaro, o imóvel começou a ser destruído pelos proprietários, que não pouparam sequer as árvores que ficavam no lado direito do imóvel, dentro do terreno.
Apesar da tentativa de destruição deste bem histórico, o mesmo está protegido por uma lei municipal, de número 7.857/2012, que prevê a regulamentação dos critérios de intervenção no Polígono de Proteção do Patrimônio Histórico de Jundiaí.
Se valendo desta lei, nosso leitor acionou a Prefeitura de Jundiaí cobrando que a mesma detenha este desrespeito à memória da cidade. Ainda segundo Fávaro, no dia seguinte à denúncia, a fiscalização foi até o local e paralisou a movimentação no imóvel. Mesmo assim, alguns detalhes decorativos da residência centenária foram perdidos.

As árvores e plantas já foram arrancadas
Esperamos que este belo representante da história arquitetônica da cidade de Jundiaí seja preservado para a posteridade. Parabenizamos o leitor Leandro Savini Fávaro pela coragem em defender a memória de sua cidade e encorajamos nossos demais leitores a fazerem o mesmo em suas respectivas localidades. Só assim conseguiremos que nossa arquitetura histórica permaneça de pé.
Veja outras fotografias do imóvel (clique na foto para ampliar):
Crédito: Leandro Savini Fávaro
Comentarios