É muito triste quando recebemos a notícia de que um imóvel antigo corre risco de ser demolido. Mas é muito mais triste quando recebemos a péssima informação de que um sobrado absolutamente preservado e de considerável valor arquitetônico é colocado abaixo sem que sequer tenhamos tempo de fotografá-lo para a posteridade.
E foi exatamente isso que aconteceu no número 634 da Avenida Pompéia, região das Perdizes:
O imóvel que no passado foi uma belíssima residência, abrigou até dezembro de 2011 o Colégio Alvorecer, que aparentemente vendeu a área (ou devolveu, não sabemos se eram proprietários ou inquilinos) para uma construtora, que não perdeu tempo e no início de fevereiro colocou esta preciosidade abaixo. No local, muito em breve, subirá um novo empreendimento.
A demolição foi tão rápida que sequer deu tempo de ir fotografar o imóvel. Fomos salvos pelas imagens do Google Street View que felizmente ainda não foram atualizadas para aquela região e nos permitiu ao menos algumas últimas imagens do casarão.
Reclamar aqui mais uma vez do pouco caso e do desprezo que a nossa memória arquitetônica recebe é chover no molhado. Ano vai, ano vem e a história se repete continuamente. E vai chegar um dia em que seremos definitivamente uma cidade sem memória.
Alguém ainda duvida que nosso órgão municipal de preservação está dormindo no ponto ?
Confira mais fotos do casarão demolido (clique para ampliar):
Crédito de todas as fotografias: Google Inc (via Google StreetView)
Comentarios