Prédio – Rua Floriano Peixoto s/n

O fato de estar localizado na pequena e pouco conhecida rua Floriano Peixoto, na Sé, faz com que muito pouca gente preste atenção em dois edifícios abandonados que ali se encontram. Um deles é este que apresentamos aqui.

A construção de 13 andares está vazia há vários anos e sua entrada e seus primeiros andares foram emparedadas com blocos para evitar invasões. Além disso há pichações por quase toda a fachada, além de várias janelas do prédio estarem com os vidros quebrados.

Apesar disso a robusta construção está em excelente estado de conservação e poderia ser rapidamente recuperada e transformada novamente em salas comerciais.

As razões do abandono tanto deste como do edifício vizinho são desconhecidas mas incomodam os ocupantes de outros prédios próximos e de transeuntes que reclamam que a calçada destes prédios viraram abrigo de moradores de rua e, à noite, de usuários de drogas.

As duas edificações estão localizadas apenas 50 metros de distância do Páteo do Colégio e mesmo a presença constante de policiais ali não afasta os usuários de drogas do local.

Veja outras fotos do imóvel (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça outro edifício cadastrado nesta rua:

Confira o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

6 respostas

  1. Este edifício daria um bom espaço para salas comerciais ou até mesmo um centro educacional da prefeitura para jovens e idosos.
    Ideias existem inúmeras, só falta mesmo fazer.

  2. não adianta vir com essa história de “direitos humanos”, tinham que dar carta branca para a polícia descer a lenha nesses usuários de drogas que ficam vagando e incomodando pessoas de bem ou então meter logo chumbo… são paulo tem a rota que poderia fazer o serviço, mas tem mta politicagem por trás do tráfico e isso acaba servindo para tentarem amarrar a polícia………

    1. calma Daniel! vc está mtu nervoso, e não éh por aeh; imagina só se um Usuário de drogas desse fosse o seu filho?! pois vc sabe que infelizmente existem pessoas que mesmo com a melhor educação do mundo pendem para o lado errado da vida. Douglas o seu trabalho éh Fantástico, sou novo 22 anos, mas mtu interessado nessas Históricas da minha, da nossa São Paulo. Um forte abraço.

  3. Eu odeio pichadores, deveria haver uma medida corretiva para essas pessoas, pois eles emporcalham os imoveis, lembrando que nao sendo deles, nao tem nenhum direito de desgraçar com a aparencia dos imoveis. Quanto a essa bela construçao antiga, precisa.se urgente de restauro. Douglas nunca pare, voce e a voz do passado no presente.

  4. Bom dia todos,
    Eu gostaria de saber como fica a situação da dívida de IPTU de imóveis abandonados, alguns por décadas.
    A prefeitura pode tomar estes imóveis de seus proprietários?
    Imaginem a dívida de prédios como estes do artigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *