Casa – Rua Gilda

Um dos bairros de nome mais bonito da Cidade de São Paulo, a Vila Esperança é um bairro basicamente residencial da zona leste paulistana.

Ali existem ainda um bom número de construções antigas que aos poucos vão sendo catalogadas aqui por nós, como o belíssimo casarão localizado na Rua Dr. Heládio.

É na Vila Esperança que existe também um tradicionalíssimo carnaval de rua já mostrado aqui no site. Ali também tem ótimas escolas, como o Colégio Olivetano.

Mas o que atrai nossos olhos no bairro são as inúmeras pequenas residências, bastante simples até, que existem espalhadas diversas ruas do bairro.

Muitos ao verem casas simples como esta questionam a necessidade de tê-las catalogadas aqui. Mas é o mais fácil de responder:

Casas assim são as mais vulneráveis a desaparecer, por não terem relevância arquitetônica e estarem em pontos distantes do centro, longe dos olhos dos elitistas membros do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo, que ignoram a periferia com relativo desprezo.

Se por um lado eles não tem essa importância arquitetônica, por outro lado revelam muito do modo de viver de pessoas dos bairros paulistanos. Resumindo: toda casa conta uma história e portanto tem sua relevância para a identidade senão de uma cidade, ao menos de seu bairro.

clique na foto para ampliar

O bairro de Vila Esperança tem uma certa relevância para este escriba. Era o meio do caminho entre a casa de meus avós, na Vila Granada, e a minha escola na Vila Matilde.

Cruzava esta rua quase todos os dias no ônibus escolar e nos finais de semana no carro com meus pais. E me chama a atenção de que esta casa sempre esteve ali do mesmo jeito, salvo com as alterações na cor desde que me lembro, no mínimo desde 1980.

Destaque para flor na fachada que pode ser um simples ornamento ou o símbolo do construtor e que pode ser visto em outras casas do bairro.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Café de Engenho

Que tal fazer em sua casa um café preparado com o método utilizado na Casa Grande dos engenhos de cana do Brasil colonial ? Veja nosso receita!

Leia mais »

11 respostas

  1. Olá Douglas! Na Rua Azevedo Júnior, bem ao lado da Estação Pedro II do metrô, existe uma fachada de 1914 no número 216. Eu estive lá em algumas ocasiões e só na última pude percebê-la logo quando ia embora, então não tive oportunidade de perguntar à respeito. Sabe algo sobre? Obrigado!

  2. DOUGLAS EU NASCI NA VILA GRANADA, RUA AQUIRAZ EM 1941, ME LEMBRO BEM DESSE TIPO DE CASAS, PASSEI BOA PARTE DA MINHA INFANCIA NA VILA ESPERACAO, TODO FIM DE SEMANA LA ESTAVA EU NO CINE SAO SEBASTIAO, TOMANDO CAFE NA PADARIA DA ESQUINA. QUE SAUDADES.

  3. Amei esta matéria. É sempre bom ressaltar a importância do patrimônio histórico dos bairros, que é muito rico e interessante.

  4. Onde moro há várias casinhas com esse enfeite: coração, flor, pentágono, bandeira. Sempre quis saber o motivo da escolha…

  5. Muito legal, morava bem perto, mas nunca reparei nessa casa, gostava de uma que fica perto do Passalacqua.

  6. A casa é simples e singela, mas de muito bom gosto como eram as construções antigas, e a despeito de estar um tanto malconservada ela possui traços bastante relevantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *