Falar da Vila Matilde e do Colégio São José tem um pouco de nostalgia pra mim, lembranças do tempo de criança e adolescente em que estudei neste conceituado colégio, de 1979 no Jardim da Infância até 1990 na formatura da 8a Série e também do tempo que meu pai tinha uma bela mercearia na rua Dona Escolástica.
E, ao receber uma foto antiga do colégio, resolvi fazer um antes e depois da minha saudosa escola de tantas alegrias e alguns “bullyings“.
A foto esquerda mostra o colégio, segundo quem enviou a foto, no ano de 1970. Já a imagem da direita, tirada por mim em uma das minhas várias visitas ao bairro, mostra a instituição atualmente. O simpático carro verde na foto é o meu VW 1600 1969, que muitos chamam carinhosamente de “Zé do Caixão“.
Embora a escola tenha mudado um bocado, especialmente na parte interna nas últimas décadas, a esquina onde foi tirada a foto e que mostra a torre e a capela da instituição pouco mudou. É impossível para mim passar por ai e não me lembrar das aulas, dos professores e dos colegas.
Um pouco de história:

Extraído do jornal Correio Paulistano de 06 de Junho de 1939
Inaugurado em um domingo, no dia 04 de junho de 1939, o então Externato São José de Vila Matilde foi construído em pouco mais de um ano de obras. No anterior, 1938, Matilde de Macedo Soares dama da sociedade paulistana e então dona das terras de onde hoje está a instituição doou o terreno para a construção da escola.
Foi na década de 30 que o bairro começou a se desenvolver. Entretanto as irmãs que futuramente fariam parte do colégio chegaram ao bairro em 1931, trazidas pelos padres Olivetanos. A foto abaixo dá um cenário da região em 1931.
A inauguração se deu a partir de 15:30 daquele dia e contou com a presença de diversas celebridades e autoridades paulistanas que foram ao então distante arrabalde de Vila Matilde para prestigiar o evento.
A cerimônia começou com uma benção ao prédio pelo Monsenhor Martins Ladeira e em seguida com o batismo da bandeira do externato, tendo como padrinhos Sebastião Medeiros e dona Angelina Audrat. Em seguida os convidados fizeram um passeio pelas dependências do novo colégio e o evento encerrou-se com uma apresentação das bandas Guarda Civil e de Vila Matilde.
Desde então a escola está no bairro e sua relação com a região é até hoje de muita importância. Tanto para o ensino, quanto para inúmeros profissionais que hoje estão no mercado e começaram suas vidas com os ensinamentos do São José de Vila Matilde.
E você recorda-se da sua escola ? Deixe seu comentário!
Comentarios