Casa – Rua Lagoa Verde

Caminhando pela Vila Pauliceia, uma região bem tranquila da zona norte de São Paulo nas proximidades do bairro de Santana, localizei algumas construções antigas bem interessantes e que irei publicar aqui aos poucos.

Uma das que eu mais gostei foi essa simpática casa localizada no número 167 da Rua Lagoa Verde:

clique na foto para ampliar

Não tem como não se apaixonar por essa adorável casa antiga, localizada bem na esquina com a Rua Almeida Campos. Destaco o ótimo estado de conservação, aliado ao excelente bom gosto tanto no estilo arquitetônico como no esmero ao cuidado do jardim, este sempre muito bem cuidado.

É muito interessante o estilo da entrada casa, com as pedras incrustadas ao redor da porta de acesso e também na extremidade direita na fachada. Por fim, outro detalhe bem peculiar são os azulejos decorativos sobre a janela que apresento com mais detalhes abaixo:

clique na foto para ampliar

São nove azulejos pintados à mão que juntos formam o desenho de uma caravela portuguesa. Aliás esse desenho e outros muitos similares do mesmo tema são bastante presentes em residências espalhadas por toda a zona norte da capital, alguns coloridos como esse e outros sempre no tom de azul, que é comum dos azulejos portugueses e similares.

Me pergunto se trata-se apenas de um adorno de época comum ou se é de alguma construtora de portugueses que atuou na região no passado. Outros exemplos podem ser vistos na casa da Rua Professor Fabio Fanucchi e outra – já demolida – que ficava no número 420 da Avenida Guapira.

Enquanto não consigo descobrir se estes azulejos são de alguma construtora, a gente segue admirando essa residência. Parabéns aos proprietários.

Na foto, o detalhe da porta de entrada

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

6 respostas

  1. O jeito que me lembro como eram as cidades e bairros antes dos arranha-céus alterando tudo.

  2. Muito bacana essa casa! O tema da caravela portuguesa está presente também na Padaria Pérola do Brooklin, só que ela está na parede do restaurante como um painel bem grande. No teto da área do balcão desse mesmo estabelecimento existe uma pintura de um mapa-múndi antigo, da época dos Descobrimentos. São muito belos também!

  3. Essa região é muito bonita, tem muitas casas interessantes. Essa casa é uma das mais belas da região.

  4. É incrível como no passado, mesmo nas construções mais simples, nota-se uma preocupação arquitetônica, que o brutalismo sepultou de vez.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: