Num passado não muito distante a Avenida Celso Garcia, especialmente entre o trecho entre a Avenida Salim Farah Maluf e o Largo da Concórdia, era repleto de estabelecimentos comerciais, residências e lojas.
Ao ser transformada em um corredor de ônibus e proibir o estacionamento de veículos, desde os anos 1970, a via foi lentamente se degradando e hoje não é nem sombra do que fora um dia. Mesmo assim, ainda sobrevivem na avenida alguns imóveis antigos bastante interessantes, como este a seguir:
Loalizada no número 1782 da Celso Garcia, este pequeno armazém é um exemplo da arquitetura antiga que ainda sobrevive na avenida, mesmo com alterações.
A adaptação que é visível neste imóvel foi a transformação de residência em ponto comercial, ocorrida em algum momento de sua existência. A própria fachada dá sinais bem evidentes de que se tratava de uma casa.
Observando a imagem acima, nota-se pelo fronstispício da residência que o lado esquerdo (mais estreito) tinha uma porta de entrada, enquanto o lado direito tinha uma janela.
Muitas casas ao longo da avenida sofreram esta mesma alteração, talvez em uma época onde não era mais interessante manter a residência ali e mudar para ponto comercial, aproveitando o fluxo intenso de pessoas que frequentam a região.
Entretanto como trata-se de um imóvel estreito, porém bem comprido, ainda existe uma porção residencial ao fundo, cujo acesso se dá pelo portão do lado direito, cujo número é 1780. Aliás, trata-se de uma belo portão antigo:
Por fim, outra coisa que foi possível observar é que antigamente eram duas casas idênticas. Isso nota-se pelo portão mostrado acima que é dividido discretamente por uma mureta baixa, já descaracterizada, com o portão do número 1778.
Em algum momento a outra casa foi demolida para dar lugar ao pequeno prédio que hoje está ali, porém o acesso aos fundos foi mantido pelo pequeno portão. Estes são detalhes que normalmente são difíceis de se perceber, mas que aqui no São Paulo Antiga estamos sempre atentos.
Por fim, estimamos que o imóvel sobrevivente foi construído entre as décadas e 1910 e 1920.
Comentarios