A Rua Santa Ifigênia, no Bairro da Luz, é um dos endereços mais agitados da capital paulista. Conhecida por ser o principal pólo de compras de produtos de informática do país, é também um endereço repleto de construções históricas notórias, a grande maioria delas oriundas do final do século 19 e início do século 20. Época em que a região era também muito agitada e pulsante, em virtude estar muito próxima da importantíssima Estação da Luz, à época o grande eixo de ligação entre São Paulo com o interior do Estado, o Brasil e o mundo.
Grande parte dos edifícios e casas históricos do bairro ainda permanecem de pé. Embora muitos deles mal conservados e vários até fechados, ainda é possível encontrar muitos em excelente estado de conservação, não só funcionando normalmente mas completamente preservados. Um destes bons exemplos, e que citaremos aqui é o Palacete Helvetia:
Localizado na esquina das ruas Santa Ifigênia e Aurora, o Palacete Helvetia foi inaugurado em 1923. Tal qual seu vizinho, o Palacete Lellis, ele é oriundo da época áurea da região da Luz, quando os hotéis mais luxuosos e bem frequentados da cidade ficavam por ali.
Por muitos anos o prédio foi hotel nos andares superiores e no nível térreo sempre houve destinação comercial. Um dos hotéis que por muitos anos funcionou no palacete foi o Hotel Luanda.
Trata-se de uma magnífica construção paulistana cuja arquitetura nos impressiona pela beleza e os detalhes.Por toda sua fachada há inúmeros elementos decorativos e no frontão é possível avistar o nome do palacete, o ano de construção e a tradicional cruz helvética. Para mostrar o edifício com pouca interferência, uma vez que a via é lotada durante os dias úteis, optamos por fotografá-lo em um domingo cedo (veja a galeria no final deste artigo). O edifício está muito preservado e a única coisa que talvez incomode é o aparelho de ar condicionado do lado externo da construção.
Veja mais fotos do palacete (clique na miniatura para ampliar):
A DECADÊNCIA DE UMA REGIÃO:
A charmosa região da Luz aos poucos foi se modificando. Com o crescimento da cidade no decorrer do século 20 e a diversificação dos transportes, o bairro foi deixando de ser interessante como área residencial e hoteleira passando a ganhar cada vez mais uma conotação de bairro de comércio. Contudo, a transformação da região não foi totalmente tranquila e pontos de deterioração começaram a surgir no bairro, especialmente com a popularização da extinta rodoviária que ficava na Avenida Duque de Caxias. Por todas as ruas surgiam edifícios abandonados, cortiços e também um aumento na criminalidade. A região começou a desvalorizar.
Em 1986, o então Prefeito Jânio Quadros tinha um plano polêmico para região. Revitalizar a área não através da recuperação de imóveis históricos, mas com a demolição dele para dar lugar a novos e modernos espigões e chegou até a convidar o arquiteto Oscar Niemeyer para planejar a “Nova Luz”. Porém os planos do prefeito de destruir a história do bairro foi impedida por uma resolução do CONDEPHAAT, que em de 17 de março de 1986 tombou 47 imóveis no Campos Elíseos e 106 na região de Santa Ifigênia. O estudo já vinha desde 1982.
Desde então discute-se uma politica de recuperação da região e até hoje, passadas mais de duas décadas, a região ainda carece de uma verdadeira reestruturação. Nota-se que a iniciativa chamada “Nova Luz” de nova não tem nada e já quase não dá pra contar nos dedos as administrações municipais que entram e saem e não resolvem o problema do bairro.
Pelo menos o Palacete Helvetia segue como um dos poucos oásis que existem no deserto que é a preservação da memória de nossa cidade. Parabéns aos proprietários!
Conheça outros edifícios interessantes da região:
- Hotel Escala
- Hotel Pão de Açúcar
- Edifício Júlia Cristianini
- Edifício Antigo (sem nome)- Rua Santa Ifigênia, 01
Artigo atualizado em 18/03/2021 – Inserção de fotografia principal atualizada.
Respostas de 5
Está bem conservado, mesmo, mas é coisa recente. Em setembro de 2007 ele estava bem pior. Eu fotografei-o no dia 23 daquele mês e, se não estava caindo aos pedaços, a pintura estava horrenda e as venezianas, em péssimo estado. Melhorou demais! As fotos de 2007: http://pinterest.com/pin/70579919130607135/ e http://pinterest.com/pin/70579919130607131/
Realmente lindo, o Centro de SP é muito bonito, só faltava ser bem explorado turistica e comercialmente, com um verdadeiro engajamento das auroridades e população. Como paulistano é porco, não podem ver um local limpo e conservado que pixam, logo esse magnifico palacete estará vandalizado pelos de menor, que não podem ser presos, nem repreendidos….
Colegas, nem falo nada, aqui embaixo vai um link aqui pra vocês… de 2009… e mais uma vez a “Nova Luz” ficou só na conversa…
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,mercado-imobiliario-abandona-revitalizacao-da-nova-luz,457958
No final da ponte Santa Efigênia: edifício Santa Ephigenia. Maravilhoso.
Adoro seu site.
como estava em 01/23: https://shre.ink/8EGy