Inaugurado no início do ano de 1953 o Hotel Pão de Açúcar foi, até poucos anos atrás, considerado uma referência em hotelaria para quem queria se hospedar na região central de São Paulo.
Localizado no número 314 da Rua Conselheiro Nébias esquina com a Rua Vitória, o hotel foi mais um dos inúmeros estabelecimentos comerciais da região que não resistiu a profunda decadência que o bairro vem sofrendo nos últimos anos, que tornou esta parte da cidade conhecida como Cracolândia.
A imagem a seguir, publicada nos grandes jornais paulistanos em fevereiro de 1953, mostra uma ilustração do hotel seguido de todas as empresas que ajudaram na construção do edifício.
No passado, era comum ver estrangeiros hospedados neste hotel quando estes vinham a trabalho em algumas das empresas que ficavam no entorno, como a antiga sede da alemã Henkel que ficava no Edifício Andraus, há poucos metros dali, até um incêndio causar uma tragédia naquele prédio na década de 70.
O hotel mantinha dezenas de confortáveis apartamentos de diferentes padrões, divididos em 9 andares. O hotel também possuia um bar que era bem concorrido.

O hotel em meados da década de 80.
A mudança das grandes empresas desta região para a Avenida Paulista e adjacências foi muito sentida pelo hotel, cujos hóspedes diminuiram bastante. Além disso, o tráfico de drogas afastou também os hóspedes que ainda usavam hotel. Mesmo assim, apesar da declinante situação do bairro, o Hotel Pão de Açúcar resistiu bravamente até poucos anos atrás, quando fechou definitivamente suas portas, deixando saudades na região. Sua última classificação conhecida foram três estrelas.
Veja outras fotos deste hotel (clique para ampliar):
Comentarios