Residência de Gofredo da Silva Teles

No passado costumavam dizer que São Paulo era o túmulo do samba. Hoje em dia com a evolução do carnaval paulistano essa afirmação caiu por terra, não fazendo mais sentido. Contudo pensando aqui ao escrever esse texto acabei por cunhar a frase: “São Paulo é o túmulo da memória histórica” (aliás se alguém já teve essa ideia antes, me desculpe!).

Claro que podemos ampliar essa frase para quase todo o país, nesse Brasil que despreza sua própria história pós Cabral e, pior ainda, a história de seus povos originários como indígenas e negros, sendo que esses últimos acabaram vindo para cá contra a própria vontade.

E porque escrevo isso? Bem… ao folhear um livro do arquiteto Rino Levi para uma matéria que escrevi sobre o Edifício Guarany na Folha de S.Paulo, me deparei com uma foto de uma casa projetada e construída por ele na década de 1930. Assim que vi a imagem abaixo tive a certeza de já tê-la visto em algum lugar.

clique para ampliar

Esta casa foi a residência de nada menos que Gofredo Teixeira da Silva Teles, advogado, professor e escritor que em São Paulo teve carreira política, exercendo mandatos de vereador e também sendo prefeito da cidade no ano de 1932. Telles foi também genro de Olívia Guedes Penteado por ter se casado com Carolina Penteado da Silva Teles, e sendo ambos os pais do célebre jurista e professor de direito da USP, Gofredo da Silva Teles Jr.

Localizada na rua Conselheiro Nébias 653, próxima da esquina com a avenida Duque de Caxias, a residência tinha linhas simples e elegantes sendo na porção exterior a parte que mais chama a atenção: o belo gradil sobre o pórtico de entrada. Já as duas fotografias abaixo são raras imagens do interior do imóvel pouco tempo depois de pronta.

A título de curiosidade a casa foi construído exatamente ao lado da casa de sua sogra, Olívia Guedes Penteado. Você pode conferir a história da casa dela clicando aqui.

Ao que consta Teles e Levi tinham uma boa relação de amizade, tanto que o primeiro livro lançado sobre as obras deste grande arquiteto paulista entitulada “Rino Levi – Arquiteto” foi prefaciada por Gofredo, cujo texto disponibilizo abaixo:

Infelizmente não consegui informações precisas a respeito de até que ano Gofredo da Silva Teles residiu nesta residência da rua Conselheiro Nébias (ele faleceu em julho de 1980). Entretanto foi possível constatar que em meados da década de 1960 ele morava no local. Abaixo disponibilizo dois trechos de listas telefônicas com os números da casa respectivamente em 1937 e 1963.

COMO ESTÁ A RESIDÊNCIA ATUALMENTE ?

Costumo brincar com amigos meus arquitetos que considero Rino Levi um grande arquiteto, o que de fato ele é, porém um dos mais azarados. Digo isso pois várias das obras projetadas por ele simplesmente não existem mais ou estão completamente desfiguradas.

São exemplos de obras dele que já foram abaixo o Edifício Columbus, o Edifício Nicolau Schiesser, Cine Universo entre outros. Já exemplo de obras que foram desfiguradas ou estão em péssimo estado de conservação podemos citar os Edifícios Porchat, o Cine Piratininga e, claro, a residência de Gofredo Teixeira da Silva Teles que você confere como está atualmente na foto abaixo.

A residência atualmente (clique na foto para ampliar)

Para amantes de arquitetura paulista e do patrimônio histórico, como eu, a fotografia acima causa arrepios. É deste jeito que se encontra atualmente a residência que outrora pertenceu a figura de Gofredo Teixeira da Silva Teles.

Posso sem qualquer sentimento de injustiça dizer que está completamente arruinada, com duas portas comerciais abertas onde anteriormente eram as janelas do piso térreo, a remoção da porta de entrada e a alteração das janelas do andar superior. Preservados, ao menos por enquanto, seguem o gradil sobre a antiga entrada principal e uma sacada no canto superior direito. No andar superior são moradias e no térreo funciona uma oficina mecânica.

O gradil é o que resta dos tempos que não volta mais… (clique para ampliar)

O imóvel curiosamente ao menos no papel ainda pertence a família Teles. Enquanto este velho sobrado está em nome de Maria Eugênia Penteado Telles, há outros tanto neste mesma rua quanto na alameda Barão de Limeira em nome de familiares, inclusive de Gofredo da Silva Teles Jr morto em 2009.

Notas do autor:

*1 – Originalmente o nome era grafado como Goffredo da Silva Telles.
*2 – Editado por Serviço dos Países, São Paulo (1940) – edição bilíngue.
*3 – Dados públicos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de São Paulo, ano base 2022

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Uma resposta

  1. Poucas foram as vezes em que estive em São Paulo, moro em Taubaté, no interior e acompanho suas postagens de forma mais tímida, mas preciso dizer que sinto agonia quando vejo tanta história destruída!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *