7 lugares históricos de São Paulo que quem não é da cidade precisa conhecer!

São Paulo tem, nada menos, que 469 anos. Dá para imaginar? Sem dúvidas, a maior cidade do Brasil tem muita, mas muita história mesmo para contar. Pois é, famosa por seus arranha-céus e avenidas modernas, há 7 lugares históricos que quem não é da cidade e está em visita precisa conhecer.

Se fizermos as contas direitinho, calculamos que a capital paulista tem idade pouco inferior ao próprio país. Ou seja, concentra uma história de extrema importância para o Brasil. Só para exemplificar, aqui foi declarada a independência, às margens do Rio Ipiranga, lembra?

E o que dizer dos casarões que ainda se mantém de pé no meio de uma verdadeira selva de pedra, concreto, vidros e armações? São, sem dúvida, lugares históricos que contam muito de nossa identidade e, surpreenda-se, valem até para encontros românticos. Vem ver só! 

Parque da Independência, Pátio do Colégio e mesmo o Mercadão… entre nessa viagem no tempo e conheça, com a gente, lugares históricos de São Paulo para visitar.


1.    Pátio do Colégio 

Impossível não começar essa lista por um lugar construído ainda em 1554 e que abrigou a cerimônia de fundação da cidade. Ou seja, é oficialmente o marco de fundação e, além disso, se relaciona com a cidade através da história, cultura, fé e, principalmente, as origens da cidade.

2.    Parque da Independência 

Falando na Independência do Brasil, embora só tenha sido inaugurado no final da década 80, precisamente em 1989, o parque da Independência guarda importantes marcos deste momento. Por exemplo, o Museu Paulista, recém reaberto após anos de restauração. Além da arquitetura em si, o acervo da instituição tem mais de 125 mil peças, entre elas, a famosa tela Independência ou Morte.   

Abriga também o Monumento à Independência. No centenário, uma cripta foi inaugurada para guardar os restos mortais do imperador e das duas esposas, cujo trabalho de sepultamento só foi completo em 1972, por ocasião do sesquicentário da independência. O parque também abriga a famosa “Casa do Grito”.

3.  Mosteiro de São Bento 

Voltando ao centro histórico, temos o Mosteiro de São Bento, que faz referência aos freis beneditinos que chegaram à São Paulo em 1598. A capela dedicada ao santo, bem como a Abadia, foram inauguradas em 1634. Quando o papa Bento XVI visitou o Brasil, ficou hospedado no mosteiro. 

4.    Solar da Marquesa de Santos 

Dom Pedro I, sem dúvidas, deixou sua marca ao declarar a Independência do Brasil. Mas, a história conta que o imperador era conhecido por suas aventuras amorosas. Entre elas, o romance com Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Inclusive, os dois se conheceram pouco antes da declaração. 

Enfim, a casa onde Domitila morou em parte da sua vida, o Solar da Marquesa de Santos, foi adquirida em 1834, embora construída ainda no século XVII. O que antes era palco de festas da alta sociedade, hoje é um museu gratuito com salas de exposições. 

5.    Estação da Luz 

Um dos principais lugares históricos de São Paulo, a Estação da Luz foi fundada em 1901. Sua arquitetura é tipicamente londrina e seu projeto é do inglês Charles Henry Driver. Marcada pela chegada dos imigrantes europeus no final do século 19 e início do 20, fica ao lado da Pinacoteca do Estado e do parque da Luz, além de abrigar em parte de seu espaço o Museu da Língua Portuguesa

6.    Avenida Paulista 

Por fim, o coração da cidade e, inegavelmente, aquele que é um dos mais simbólicos lugares de São Paulo. A avenida Paulista que, hoje, abriga museus, empresas, restaurantes e centros financeiros, foi inaugurada em 1891.

Nela, a elite industrial e financeira do país construíram suntuosas mansões, como a Casa das Rosas, construída em 1935 e projetada por Ramos de Azevedo. A Paulista também é conhecida por ter sido endereço do Conde Matarazzo.

7.    Edifício Itália 

Aproveitando a proximidade do Dia dos Namorados, que tal reservar um jantar romântico com seu par na cobertura do Edifício Itália? Inclusive, aproveite a ocasião para dar presentes para namorada e deixar o clima ainda melhor entre o casal! 

Inaugurado em 1965 após nove anos em construção o prédio, cujo nome oficial é Circolo Italiano, é um dos mais altos do país com 165 metros de altura distribuídos em 46 andares acessíveis por 19 elevadores. Além de referência arquitetônica e histórica, seu mirante tem uma vista imbatível da cidade.


E aí, gostou de conhecer os lugares históricos de São Paulo e viajar um pouquinho pelo tempo? Vale organizar um tour para ver tudo isso de perto e mergulhar no processo de desenvolvimento da maior cidade do país. 

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist: