Edifício Nicolau Tabach

Alguns edifícios da região central de São Paulo chamam a atenção não apenas pela sua bela arquitetura antiga, como também por sua nomenclatura.

Boa parte deles levam o nome de seus construtores, muitas vezes imigrantes que chegaram ao país com pouco ou nada de recursos e com o tempo conseguiram erguer um bom patrimônio. É o caso deste charmoso edifício:

Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, nas proximidades do Mercado Municipal da Cantareira, o prédio de três andares foi erguido nas primeiras décadas do século 20.

O edifício está muito bem conservado e com suas características originais preservadas. A única alteração que se observa é a construção de um andar adicional que foi erguido – aparentemente – há muitos e muitos anos. Apesar disso a intervenção não foi tão brusca, exceto talvez pelas janelas que destoam com as demais dos andares inferiores.

clique na foto para ampliar

Quem foi Nicolau Tabach ?

O nome que batiza o prédio, Nicolau Tabach, é de um comerciante bem sucedido que fez negócios na região onde se localizado o prédio, no passado. Seu nome também é utilizado, vejam só, em outro imóvel este por sua vez localizado na região de Santana.

As informações sobre Nicolau são escassas mas foi possível saber que foi casado com Zakie Lauand Tabach (falecida em 1980) e que o casal teve quatro filhos Linda, Jorge, Abud e Durval.

Se você tiver mais informações sobre Nicolau Tabach entre em contato conosco.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Neofarm

Localizada no bairro do Bom Retiro, a antiga fábrica da Neofarm foi demolida em dezembro de 2012.

Leia mais »

Belenzinho 1910

Quase 50 anos após ter sido escrito pelo seu autor Jacob Penteado, o livro Belenzinho 1910 é uma fantástica e curiosa viagem no tempo para uma São Paulo de cem anos atrás. Uma verdadeira enciclopédia deste bairro paulistano.

Leia mais »

8 respostas

  1. Essa região da cidade, Rua da Cantareira, 25 de Março e adjacentes, é rica em detalhes, para os bons observadores.
    Tem uma construção em especial, acho que na “25”, que tem aqueles telhados ao estilo de Paris que muito bonito! Em outras regiões ali do centro, há algumas edificações com esse telhado(ao estilo parisiense), mas não são muitos. É o mais autêntico “olhar pra cima, que lindo; se baixar o olhar, nem tanto”. Digo isso pela deterioração e perigo que é passar nessa região. Mas é só a minha visão.

  2. Suas pesquisas são maravilhosas! Meus parabéns! Eu o acompanho há muito tempo e guardo estes históricos documentos divulgados por você.

  3. No post da rua Barata Ribeiro, 181, quando eu clico, a mensagem que aparece é de que “não foi encontrado”.

  4. Edifício de fachada bonita e bem conservada, e se tivermos mais informações sôbre seu proprietário ou construtor, melhor.

  5. Prezado Douglas Nascimento, Nicolau Tabach, meu avô, era sírio proveniente da Antioquia que chegou ao Brasil no começo do século XX, fugindo da perseguição aos cristãos pelo Império Otomano. Desembarcou no porto de Santos onde trabalhou como camelô até progredir e ter sua própria loja na rua 25 de março. Teve 5 filhos Jorge, Abud , Durval, Jorgette e Linda, minha mãe. Faleceu em 1964.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *