13 fotografias nostálgicas de São Paulo

Quando publiquei o artigo 12 fotografias incríveis de São Paulo só com imagens antigas coloridas, não imaginei que choveriam e-mails e pedidos para mais fotos aqui no site. Nem é o foco principal do São Paulo Antiga postar essas galerias mas resolvi atender às solicitações e publicar mais uma leva, dessa vez com imagens em preto e branco. A maioria delas são bem raras de encontrar na internet então, aproveitem!

1 – PALÁCIO DO GOVERNO (1924)

clique para ampliar

Nem todo mundo sabe mas a igreja e escola que compõem o Pátio do Colégio nos tempos atuais são réplicas das construções originais do século 16, e foram construídas na metade do século 20. Tudo ali havia sido demolido e adaptado, no final do século 19, para receber o palácio do Governo do Estado de São Paulo.

O local foi a sede do poder estadual até o governo transferir a sede para o Palácio dos Campos Elíseos. Posteriormente um movimento surgiu com o objetivo de reconstruir as edificações originais como parte das comemorações do IV Centenário de São Paulo. As obras só foram 100% finalizadas no início da década de 1970. A fotografia acima, de 1924, mostra o palácio e seu jardim. O local era conhecido à época como Largo do Palácio.

2 – LARGO DO PALÁCIO E ARREDORES

clique para ampliar

Anos mais tarde, com a construção do Viaduto Boa Vista, ocorreram reformas viárias no Largo do Palácio que perdeu seu jardim fechado para facilitar o fluxo de trânsito. A fotografia acima, tirada nos anos 1930 mas após 1932, mostra o trecho inicial do viaduto as edificações do palacianas. No centro do largo o destaque é para o monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, inaugurado em 1925 e mais ao fundo o Edifício Rolim.

3 – PRAÇA DO PATRIARCA

clique para ampliar

Uma das praças mais conhecidas do centro histórico de São Paulo, a Praça do Patriarca foi inaugurada em 1912, mas só recebeu o nome a qual é conhecida dez anos mais tarde, em 1922. Ao redor dela inúmeros estabelecimentos comerciais famosos se destacaram e marcaram para sempre a memória comercial paulistana, entre eles a Casa São Nicolau, a Casa Fretin e, principalmente, o Mappin.

Principal destaque da praça em suas décadas iniciais, o lampadário projetado por Ramos de Azevedo foi removido em 1940 durante as obras de adequação da praça para receber os acessos da Galeria Prestes Maia. O Monumento a José Bonifácio só seria instalado na praça em 1972, durante as celebrações do Sesquicentenário da Independência do Brasil.

4 e 5 – AVENIDA SÃO JOÃO

clique para ampliar

A charmosa e famosa avenida São João rasga a região central entre o vale do Anhangabaú e Santa Cecília e por muito tempo foi conhecida como a “Broadway Paulistana”, pela sua diversidade de cinemas, restaurantes e locais de entretenimento. E aqui mostramos duas imagens desta importante via.

A primeira mostra o trecho junto à rua Líbero Badaró, com destaque em primeiro plano ao tráfego frenético de bondes. Ainda no primeiro plano nota-se que na praça existia uma bomba de abastecimento de combustível. No meio da imagem observamos que ainda não existia o vale como conhecemos atualmente, sendo que diversas edificações da foto sequer existem mais. Entre os prédios desaparecidos destaque para o Cinema Central (e Delegacia Fiscal), derrubado para construção do famoso “Buraco do Adhemar”.

Gosto muito dessa segunda fotografia da avenida São João porque ela mostra uma cidade bem diferente do que a maioria dos paulistanos costumam ver. No primeiro plano, na parte inferior da fotografia, destaque para a ausência da avenida Ipiranga, já que a pequena praça bem do lado direito é o início da então rua Ipiranga. Posteriormente, em 1934, com a ampliação e duplicação a via se transformaria em avenida e passava a desembocar na rua da Consolação.

No centro da imagem, mas à direita, um pequeno telhado que é na verdade um antigo posto de combustíveis, que já mostramos aqui no site e que era localizado na esquina da São João com a rua dos Timbiras. E, finalmente, na parte superior da fotografia destaque para uma zona norte e serra da Cantareira absolutamente despovoada.

6 – IPIRANGA (1955)

A imagem acima, feita no ano de 1955, mostra o Monumento à Independência do Brasil em uma época que a área não era isolada, sendo que era um local que tinha trânsito intenso de ônibus e automóveis. Era muito comum, inclusive, pegar carros no centro para ir conhecer o monumento e o Museu Paulista. Em destaque na foto estão duas Chevrolet Suburban woody 1952 que operavam como “carro de praça” para levar pessoas a diversos pontos da cidade. Geralmente ficavam estacionados na praça da República que era um ponto conhecido da cidade para viajar antes da construção das rodoviárias de São Paulo.

7 – RUA LÍBERO BADARÓ

clique para ampliar

Fotografias noturnas antigas são bem mais raras que as diurnas devido a dificuldade que era fazer este tipo de imagem no começo do século passado. A belíssima foto acima é da rua Líbero Badaró na esquina com a avenida São João, sendo que do lado esquerdo é possível observar um pedacinho do Edifício Martinelli. A data fotografia não é possível precisar mas é de algum momento entre 1927 e 1932, fazendo a leitura dos veículos que aparecem na fotografia, como um Hupmobile, um Dodge Brothers e alguns Fords Modelos A e T.

8 – THEATRO MUNICIPAL

clique para ampliar

Nesta fotografia um local que dispensa apresentação. O nosso Theatro Municipal em algum momento da década de 1930. Tal qual na foto da avenida São João dá para observar no canto direito uma bomba de abastecimento de combustíveis.

9 – COLÉGIO SÃO LUÍS

clique para ampliar

Fundado em 1856 na cidade de Itú, no interior paulista, o Colégio São Luís foi transferido para a cidade de São Paulo no ano de 1917, em novas instalações da avenida Paulista vistas na fotografia acima. Junto com a escola na imagem é possível observar a Paróquia São Luís Gonzaga, construída entre 1932 e 1935. A imagem é da segunda metade da década de 1930, pouco tempo depois da inauguração da igreja.

A escola foi demolida no final do século 20 para a construção de um edifício mas mesmo assim permaneceu no espaço até o ano de 2019, quando mudou-se para a nova sede da avenida Dante Pazzanese, no bairro do Ibirapuera. Entre seus ex-alunos célebres podemos destacar o empresário Abílio Diniz, o político Eduardo Suplicy, a atriz Maria Fernanda Cândido e o ex-governador paulista Paulo Salim Maluf.

10 – PARQUE D.PEDRO II

clique para ampliar

Uma fotografia espetacular do Parque D.Pedro II, na região central de São Paulo, que mostra não só o parque como também uma ampla visão dos arredores, sendo possível avistar os bairros do Pari e Brás, com destaque para a uma chaminé fumegante. As fábricas da Matarazzo e da Ferla são vistas, bem como o Palácio das Indústrias e no canto superior esquerdo a paróquia Santo Antônio do Pari.

Já na parte mais próxima observamos um casario que já não existe mais na porção inferior da fotografia e, do lado esquerdo, o Palacete Nacim Schoueri, inaugurado em 1930 e que existe até hoje.

11 – LARGO DO AROUCHE

clique para ampliar

Uma imagem incrível de uma das região mais agradáveis do chamado centro novo de São Paulo, é o Largo do Arouche. Com a imagem feita do telhado de algum imóvel localizado provavelmente na esquina da rua Rego Freitas, podemos observar o largo de maneira privilegiada, com destaque no canto direito para o Edifício Santa Elisa, ícone da arquitetura art dèco em São Paulo, projeto do arquiteto Arnaldo Maia Lello e inaugurado em 1928. Ao fundo o prédio mais alto que aparece na imagem é o atual Lux Hotel, na praça Júlio Mesquita.

12 – MONUMENTO A DUQUE DE CAXIAS

Já parou para pensar que São Paulo é uma cidade tão maluca que na Praça Princesa Isabel não existe nenhuma homenagem para a princesa mas um monumento majestoso para o Duque de Caxias? Pois é.

Originalmente o gigantesco monumento foi projetado para ser instalado em outro local do centro de São Paulo, precisamente o Largo do Paissandu. No entanto o tamanho agigantado da escultura de Victor Brecheret faria com que a visualização do monumento fosse comprometida caso ficasse no local idealizado. Assim as autoridades foram atrás de outro local e acabaram por escolher a praça Princesa Isabel (atualmente um parque).

A demora foi tanta que quando o monumento foi inaugurado, em 1960, seu escultor já havia falecido cinco anos antes e acabou por não ver sua obra finalmente instalada.

13 – VALE DO ANHANGABAÚ

clique para ampliar

Para encerrar essa coletânea uma imagem de um vale do Anhangabaú que não temos mais. A fotografia acima é de meados da década de 1960 e mostra um vale bem agitado, com muita gente caminhando no viaduto do Chá e arredores. Ao fundo no canto superior esquerdo é possível observar que está em construção o futuro Palácio Anchieta, sede da Câmara de Vereadores de São Paulo. A pedra fundamental foi instalada em 1961 e as obras iniciadas no ano seguinte, enquanto a inauguração se deu no ano de 1969.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: