A cidade se modifica, se multiplica, se transforma. A rua de ontem é avenida de hoje e a avenida de hoje pode ser a estrada de amanhã, terrenos viram casas, e casas dão lugar a arranha-céus. É assim o cotidiano de qualquer cidade que vai crescendo ao longo dos anos.
A cidade atrai viajantes, a turismo ou a negócios, que muitas vezes mandam postais para amigos ou familiares para que a passagem por aquele local não seja esquecida. Os postais, mesmo com popularização da fotografia e a facilidade de envio de imagens por celulares e redes sociais ainda são uma importante forma de mostrar a evolução ou desenvolvimento de uma cidade.
Para mostrar a importância dos postais como elemento de iconografia histórica de uma cidade, fizemos aqui uma seleção de 10 postais antigos coloridos de São Paulo, divirtam-se!
AEROPORTO DE CONGONHAS
Dois postais bastante interessantes do charmoso Aeroporto de Congonhas. A foto acima, dos anos 60, mostra em primeiro e segundo plano duas aeronaves na pista, sendo uma da Varig, além de duas comissárias de bordo caminhando. Ao fundo o prédio do aeroporto, com seu famoso café aberto para a pista, que fez a alegria de muita criança assistindo pouso de decolagem de aeronaves.
A foto abaixo por sua vez, do início da década de 90, traz uma paisagem aérea do mesmo aeroporto e mostra o quanto a região de entorno mudou de lá para cá.
MONUMENTO ÀS BANDEIRAS
O grandioso Monumento às Bandeiras, diante do Parque do Ibirapuera, em o que parece ser um dia bastante tranquilo em São Paulo. Destaque para a família conhecendo e visitando o monumento sem o costume idiota de subir na escultura que virou hábito para alguns turistas nos últimos anos.
SÃO PAULO VISTA DO ALTO
Na sequência, duas belas imagens de São Paulo vista pelo ângulo conhecido como “bird’s eye”:
A primeira foto, aparentemente feita do alto do Edifício Itália, mostra o magnífico cair da noite no centro paulistano, com as “luzes da cidade” dando cor e brilho para uma metrópole incansável e pulsante. Destaque para o edifício Altino Arantes na esquerda e bem próximo a ele o saudoso Palacete Prates, que seria demolido posteriormente.
Já o segundo postal, mostra uma vibrante avenida São João, ainda sem o calçadão que hoje liga a Praça Antônio Prado até a o Largo do Paiçandu (sim, com cedilha e sem acento) e que cuja criação transformou este trecho da mais elegante avenida paulistana do passado em um sem número de prédios e estabelecimentos comerciais fechados. Os luminosos dão um charme extra para a fotografia.
O CHARME DO CENTRO VELHO
Um dos postais mais interessantes de nossa coleção é este feito na década de 70. Tirada em pleno Viaduto Jacareí, bem diante do prédio da Câmara Municipal de São Paulo, mostra um cena urbana bem interessante, com o colorido dos carros em uma grande maioria de Fuscas e DKWs.
Destaque também para a publicidade de rua, com os maiôs Beira-Mar, a Martini e a TV Colorado. No centro da foto, destaque para o Edifício Planalto. Visualmente o cenário mudou muito pouco, excetuando-se pela casa azul da esquerda que deu lugar a um prédio e para o jardim da câmara, que hoje ganhou um gradil desnecessário.
ESTÁDIOS DE FUTEBOL
Selecionamos dois postais da série “Estádios de Futebol” que foi vendida na cidade nos anos 80 e 90 para mostrar o quanto o entorno destas praças esportivas mudaram ao longo dos últimos anos.
O postal acima mostra o estádio Paulo Machado de Carvalho, o popular Pacaembu, em um plano aéreo bem interessante. Destaque para a grande área verde na região de Higienópolis e do próprio bairro do Pacaembu, cujo cenário atual é bem diferente, com muitos edifícios. As arquibancadas ainda não eram identificadas por cores e davam ao estádio um visual mais sóbrio.
Abaixo o hoje meio esquecido estádio Alfredo Schürig, no Parque São Jorge. Inaugurado em 1928, foi a praça esportiva do Corinthians por muitos anos, mas a popularização do clube e o aumento de sua torcida logo tornaram a popular “fazendinha” pequena e o clube passou a mandar seus jogos principalmente no Pacaembu até ter seu novo estádio em Itaquera concretizado.
Mas o que realmente chama a atenção neste postal não é o estádio, que pouco mudou, mas o entorno dele. Prédios no Parque Novo Mundo apenas alguns bem próximos à margina do Rio Tietê. Mais edifícios só mais ao fundo, na região de Santana. Um cenário bem diferente da atualidade.
PRAÇA DA REPÚBLICA
A sempre charmosa Praça da República e seus arredores são destaque neste postal do início da década de 70.
Além da presença dos imóveis famosos da região, como o histórico prédio do Colégio Caetano de Campos e os edifícios Esther, Itália, Eiffel e Copan, podemos notar que o tráfego da avenida Ipiranga era diferente da atualidade, com dois sentidos.
Bem diante do colégio, onde hoje é o calçadão e acesso a estação República do Metrô, nota-se que ainda existia a via que ligava a rua 7 de abril a rua do Arouche, com alguns pontos de ônibus no local.
BONS TEMPOS
Por fim, um postal que me faz questionar se um dia veremos a região da foto assim novamente.
Um postal do Parque d. Pedro II tão diferente do que vemos na atualidade que chega a dar raiva. Observando a imagem da década de 50, tirada nas proximidades do Palácio das Indústrias, fica a pergunta: Como é que conseguiram destruir uma das áreas mais bonitas do centro de São Paulo, de tal maneira que um dos locais mais frequentados no passado hoje é raramente desfrutado pelos paulistanos ?
Gostou da seleção de postais ? Qual imagem mais te chamou a atenção e porque ? Deixe um comentário.
Você pode gostar também do seguinte artigo:
Comentarios