A Bunge tem uma história antiga com a Cidade de São Paulo, e aqui vamos contar um pouco desta trajetória. A história começou há mais de 100 anos, em setembro de 1908, quando a sede administrativa é transferida aqui para capital paulista.
Não foi por uma razão aleatória que a companhia escolheu na época estabelecer-se nos endereços mais dinâmicos e movimentados de São Paulo, como a rua da Quitanda e, posteriormente, rua São Bento, além de rua Álvares Penteado e, finalmente, o Largo do Café.
O motivo foi simples: Esta era a região de centro econômico/administrativo e, portanto, social da cidade na época, sendo um importante espaço de circulação de pessoas.

Largo do Café, no início do século 20.
No centro de São Paulo, a Bunge estabeleceu não apenas uma relação econômica com a cidade, mas também cultural, através de equipamentos como o Cine São Bento, que se tornou mais um importante ponto de referência na região, onde os paulistanos podiam se encontrar para lazer e bate-papo sobre negócios ou trivialidades.
Na época, muitas as pessoas se deslocavam pelo meio da rua, dividindo o espaço com os carros, como vemos nas fotos. E o trânsito? Quase não existia. A cidade de São Paulo irradiava não apenas costumes e valores para o restante do Estado e do País, mas principalmente seus diversos produtos fabricados nos tradicionais bairros industriais da capital. A Bunge fez parte dessa interligação comercial e cultural com seus diversos e pioneiros produtos.

O presidente Getúlio Vargas e assessores visitam instalações da Bunge em São Paulo (clique para ampliar).
A paisagem dos bairros da zona leste,bem como as imediações do atual “centro da cidade”, antes tomados por chácaras e residências, vai gradativamente mudando para abrigar também uma clássica arquitetura industrial, inspirada na cultura europeia, bem como adensando o volume populacional em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Tornam-se polos de atração da migração nacional e internacional: Água Branca – Fábrica de Óleo; Cambuci – Fábrica de Tecidos Cambuci; Belenzinho – Fábrica de Fiação e Tecidos Tatuapé ; Tatuapé – Fábrica de Tecidos Tatuapé.
Junto com essa mudança na arquitetura dos bairros chegam as mudanças no cotidiano dentro e fora das casas: o trabalho nas fábricas para homens, mulheres e até crianças.
O apito que agora dita o tempo não é mais regido pela natureza, mas pelo relógio. É a São Paulo do trabalho, a São Paulo moderna. E daí por diante, São Paulo literalmente dita a moda e torna-se uma vitrine da modernidade para o país, ganhando a atenção das maiores autoridades do país, por alavancar a economia nacional com o seu desenvolvimento.
Comentarios