A Bunge e sua relação com São Paulo no início do século 20

A Bunge tem uma história antiga com a Cidade de São Paulo, e aqui vamos contar um pouco desta trajetória. A história começou há mais de 100 anos, em setembro de 1908, quando a sede administrativa é transferida aqui para capital paulista.

Não foi por uma razão aleatória que a companhia escolheu na época estabelecer-se nos endereços mais dinâmicos e movimentados de São Paulo, como a rua da Quitanda e, posteriormente, rua São Bento, além de rua Álvares Penteado e, finalmente, o Largo do Café.

O motivo foi simples: Esta era a região de centro econômico/administrativo e, portanto, social da cidade na época, sendo um importante espaço de circulação de pessoas.

Largo do Café, no início do século 20.
Largo do Café, no início do século 20.

No centro de São Paulo, a Bunge estabeleceu não apenas uma relação econômica com a cidade, mas também cultural, através de equipamentos como o Cine São Bento, que se tornou mais um importante ponto de referência na região, onde os paulistanos podiam se encontrar para lazer e bate-papo sobre negócios ou trivialidades.

Cine São Bento em uma noite de 1927 (clique para ampliar)
Cine São Bento em uma noite de 1927 (clique para ampliar)

Na época, muitas as pessoas se deslocavam pelo meio da rua, dividindo o espaço com os carros, como vemos nas fotos. E o trânsito? Quase não existia. A cidade de São Paulo irradiava não apenas costumes e valores para o restante do Estado e do País, mas principalmente seus diversos produtos fabricados nos tradicionais bairros industriais da capital. A Bunge fez parte dessa interligação comercial e cultural com seus diversos e pioneiros produtos.

Getúlio Vargas e assessores visitam instalações da Bunge em São Paulo (clique para ampliar).
O presidente Getúlio Vargas e assessores visitam instalações da Bunge em São Paulo (clique para ampliar).

A paisagem dos bairros da zona leste,bem como as imediações do atual “centro da cidade”, antes tomados por chácaras e residências, vai gradativamente mudando para abrigar também uma clássica arquitetura industrial, inspirada na cultura europeia, bem como adensando o volume populacional em busca de trabalho e melhores condições de vida.

Tornam-se polos de atração da migração nacional e internacional: Água Branca – Fábrica de Óleo; Cambuci – Fábrica de Tecidos Cambuci; Belenzinho – Fábrica de Fiação e Tecidos Tatuapé ; Tatuapé – Fábrica de Tecidos Tatuapé.

Depósito da S.A. Moinho Santista, na Água Branca (clique na foto para ampliar)
Depósito da S.A. Moinho Santista, na Água Branca (clique na foto para ampliar)

Junto com essa mudança na arquitetura dos bairros chegam as mudanças no cotidiano dentro e fora das casas: o trabalho nas fábricas para homens, mulheres e até crianças.

Operária trabalha em tecelagem (clique na foto para ampliar)
Operária trabalha em tecelagem (clique na foto para ampliar)

O apito que agora dita o tempo não é mais regido pela natureza, mas pelo relógio. É a São Paulo do trabalho, a São Paulo moderna. E daí por diante, São Paulo literalmente dita a moda e torna-se uma vitrine da modernidade para o país, ganhando a atenção das maiores autoridades do país, por alavancar a economia nacional com o seu desenvolvimento.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa – Rua Genebra, 256

Apesar de estar muito mal conservada esta ainda residência da Rua Genebra, na Bela Vista, é muito bonita. É tão antiga que o trecho da calçada diante dela ainda é do arruamento original da rua. Veja mais fotos e saiba mais detalhes sobre esta casa.

Leia mais »

16 respostas

  1. Nossa São Paulo querida e com a forte “pitada europiana”!
    Lamentável que não tenha se preservado em cantos, pois são tantos…

  2. Meu filho está montando um consultorio próximo da Rua Fiação da Saude.Como gosto de coisas antigas sempre me interessei pela origem da Rua Fiação da Saude.O que originou este nome.Existia uma Fiação nesta rua? Onde? Procurei no Google mas não achei nada.Alguem sabe ou tem alguma foto desta fábrica?

    1. Sim, ali existia a Tecelagem Sant´Ana, ali ficava um galpão gigantesco que ocupava o quarteirão inteiro, hoje existe um grande conjunto de prédios no local, construídos na mesma época que o metrô. Meu pai se lembra bem da tecelagem, lá trabalhava muita gente.

    2. Fábio a Fiação da Saúde ocupava o espaço que ficava entre as ruas Fiação da Saúde, Pereira Stefano, Antonio Veriano Pereira e Miguel Stefano. A Fiação da Saúde pertencia a firma Pereira Stefano (O Pereira era do Dr. Antonio Veriano Pereira e Stefano de Miguel Stefano). a Rua Antonio Veriano Pereira era a entrada da Fábrica.

      1. Ola,
        Meu nome eh Maria Teresa e sou bisneta de Miguel Estefno.
        Estou escrevendo um livro sobre ele.
        Nao consegui visualizar a foto da Fiacao da Saude (Pereira Estefno) no site da Bugue.
        Antonio voce poderia fazer a genttileza de localizar essa foto?
        Obrigada!

  3. a foto da Santista, não é na Agua Branca. Esta foto foi tirada na esquina da Independencia e Jose Bento, no Bairro do Cambuci. Os galpões estão la até hoje.

    1. Obrigado meu amigo, moro a 1 quarteirão de onde era a Bunge na Água Branca (fábrica de óleos) e passei meses tentando reconhecer onde era essa foto, inclusive usando o geoportal, nenhuma imagem da Água Branca ou imediações batia com essa foto!

    2. Na foto antiga, aonde estão os caminhões estacionados, seria então a Rua Jose Bento. Pela imagem do Google maps, de fevereiro de 2022, ha no local predios de apartamentos.

  4. Caro Fábio,posso te contar um pouco do que sei.Nasci na Miguel Estéfano,579, bem próximo a Fiação da Saúde.Existiu uma fiação de sacarias,onde hoje há aqueles conjuntos de prédios que dão frente para a AV.Jabaquara,com lateral na Rua Pereira Estefano,e quase chegando a Rua Carneiro da Cunha. Foi fundada por Miguel Estéfano,avô de Paulo Maluf.No inicio chamava se Pereira & Stefano,foi vendida para a Santista em meados de 1950,eu morei neste lugar até 1985,mas meu avô nasceu em 1904 neste mesmo endereço em que eu morei;Voce pode notar a influencia desta familia naquela região.As ruas tem nomes referentes a eles;AV,Miguel Estefano,Rua Pereira Estefano,Vila Santo Estefano,e por aí vai…Algumas informações me foi contada pelos meus avós,e outras mais recentes encontrei na Net.Com paciência vc.pode entrar no site da Bunge Alimentos,(antiga Santista)e procurar lá por acervo de fotos antigas,lá consegui ver algumas fotos desta fiação.Espero ter te ajudado.Abraços

    Eduardo Pereira Neto
    Santos,SP.

    1. Eduardo, fico muito grato pelas suas informações.Me ajudou bastante e irei atrás das suas informações para ver o passado desta fiação.Eu lembro bem do campo do Estrela da Saúde ficava pertinho desse conjunto de predios a que voce se referiu, onde joguei nos tempos de minha juventude.

    2. Caro Fábio, a Fiação da Saúde, era uma Empresa constituída pelos sócios Sr. Miguel Estefano, Dr. Pereira Ignáio, então Presidente da Caixa Economica Federal, e meu avô materno Victório Fornasaro, sendo que a residência da Familia Estefano ainda se encontra preservada, nas proximidades

      1. Caro Joaquim, o Pereira era referente ao Dr. Antonio Veriano Pereira, que foi presidente da bolsa de valores de São Paulo, fundou o Instituto dos Advogados de São Paulo, foi diretor desse instituto, fundou também a Cia Paulista de Seguros dentre outras atividades. Ele havia sido advogado do Miguel Stefano e acabou por formar uma sociedade a Fiação da Saúde. Foi membro do Conselho da Caixa onde trabalhou com seu irmão José Veriano Pereira. Desconhecia a informação que ele havia sido Presidente da Caixa Economica. Você tem mais alguma informação sobre ele?

  5. Trabalhei no moinho santista – belenzinho em 1965 até 1992 – me trazem grandes recordações, onde na época, sentíamos ambiente familiar e com muitos benefícios sociais. Obrigada.

  6. Mamãe trabalhou 30 anos na Sanbra, hoje Bunge na Rua Boa Vista. Depois mudaram para o Centro Empresarial no Jardim São Luiz. Nossa casa foi comprada com a indenização que recebeu. Só temos a agradecer! É uma excelente empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *