Depois de passar alguns anos enfrentando sérios problemas estruturais e até risco de desabamento, a igreja Nossa Senhora do Ó está com seu restauro 95% concluído, restando apenas detalhes para sua conclusão total.
A segunda fase de restauro da igreja ocorre alguns anos após o restauro da parte exterior do templo, realizado pela Prefeitura de São Paulo, através da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, que na época gastou R$350 mil para a pintura externa e da cúpula, aplicação de textura e troca das grades no entorno da Igreja. Além disso foi colocado no interior da igreja um forro provisório para permitir o futuro restauro das pinturas sacras, na fase posterior da recuperação.
A previsão de restauro rápido da igreja não ocorreu, o que acabou por trazer inúmeros transtornos aos frequentadores da paróquia. Com a ameaça de desabamento do forro, a paróquia precisou instalar andaimes para evitar riscos aos frequentadores. A situação também acabou por afastar noivos interessados em fazer seu casamento por lá. Toda a estrutura interna da Nossa Senhora do Ó oferecia riscos.
A sequência de imagens abaixo mostra a situação e o início do restauro das pinturas:
Com o início da campanha de arrecadação entre os fiéis foi possível iniciar o caro processo de restauração da igreja. A comunidade e a paróquia até criaram uma página no Facebook para incentivar a doação de dinheiro para o trabalho. Esta campanha vem sendo muito bem sucedida e isso permitiu que o restauro avançasse para os patamares de hoje, com cerca de 95% concluído. Todo o processo é divulgado periodicamente na fan page, para estimular novos doadores.
O São Paulo Antiga visitou a Paróquia Nossa Senhora da Expectação da Freguesia do Ó (nome oficial) para acompanhar o processo e mostra a beleza da igreja com seu restauro quase concluído, vejam as fotos:
É muito gratificante ver este trabalho de restauração tão bem feito praticamente concluído, trazendo de volta todo o esplendor de uma das mais importantes igrejas da Cidade de São Paulo. Apesar de toda esta boa notícia, ainda há trabalhos pela frente e a paróquia continua necessitando de doações. Caso você tenha interesse, o link abaixo oferece as informações necessárias para a sua colaboração:
www.facebook.com/RestauroInternoDaParoquiaNossaSenhoraDaExpectacao/
CURIOSIDADE:
Quem entra por uma das duas laterais desta igreja nem sempre repara que no piso destas pequenas entradas há inscrições feitas com caquinhos de azulejos:
Segundo apuramos, quando ocorreu uma pequena manutenção na igreja em 1954 foram colocados essas inscrições nas duas laterais.
A primeira, do lado esquerdo, tem o ano de 1796 que é da construção da igreja original, destruída após um incêndio em 1896. A outra, com o ano de 1954, não há um consenso. Alguns frequentadores dizem ser uma homenagem ao IV Centenário de São Paulo, enquanto outros dizem ser apenas uma coincidência com o ano da reforma (o mesmo dos 400 anos da cidade).
Respostas de 9
Podemos publicar o seu texto no Jornal do Bairro, Freguesia News?
Pode sim, mencionar os créditos: Douglas Nascimento/São Paulo Antiga
Boa tarde! faço parte da equipe do restauro, por favor procure o padre Carlos Ribeiro, alguém da comissão ou da equipe de restauradores para conferir a exatidão das informações publicadas. Obrigado!
Boa noite Douglas! Primeiramente agradecemos o espaço e o texto sobre a restauração de nossa paróquia. Aqui é o Ricardo Lovetro, membro da comissão de restauro da igreja mencionada. Gostaríamos de revisar alguns detalhes do texto publicado. O pároco Carlos Ribeiro é a pessoa mais indicada para uma conversa.
Parabéns pelo trabalho e pela fotos.
Nossa agora meu coração bateu mais forte, que saudades da Freguesia do Ó, meus pais se casaram nessa igreja, fui batizado ai, bela postagem
Não existe maior satisfação ,para um restaurador, de que ver um monumento e seus bens cientificamente restaurados. Esses restauradores ,da Igreja nossa Senhora do O estão de parabéns ,só esperamos que o poder possa apreciar um trabalho feito no Brasil de excelente qualidade. Esperamos que outras comunidades tomem como exemplo a de Nossa Senhora do O e trabalhem para cuidar dos seus patrimônios.
Não sei se devemos ficar felizes ou indignados, pois em vez de fazerem a manutenção constante, esperaram ela se deteriorar para só depois recupera-la novamente, coisa que com certeza saiu mais cara do que a manutenção constante.
É incrível como tem sempre um incêndio na história para atrapalhar…
Mas também me pergunto se a construção original estaria em boas condições nos dias atuais. Sim, porque, pelo histórico nacional, isso seria raro…