Caminhar pelo Bom Retiro é uma das atividades que nós aqui do São Paulo Antiga mais gostamos de fazer. O bairro reúne todas as características de uma pequena cidade, com centro pulsante e ativo (região da rua José Paulino e adjacências), área mais residencial (rua Bandeirante, rua Guarani e proximidades) e uma área mais com ares de periferia, nas proximidades da marginal do Rio Tietê.
Além disso, o bairro possui uma diversidade de imóveis antigos muito grande, com boa parte deles preservados, mesmo que parcialmente. Tanto que no ranking dos bairros paulistanos aqui do blog ele se encontra no 4º lugar (em número de imóveis catalogados).
E hoje apresentamos aqui mais um imóvel interessante do Bom Retiro:
Localizado no número 441 da rua Anhaia, esta típica residência do início do século 20, preserva seu estilo tradicional intacto.
Porão alto, acesso a residência pelo pequeno portão ao lado direito e janelas de madeiras amplas, são um padrão típico das pequenas casas paulistanas antigas. Eram duas casas geminadas idênticas, mas a vizinha foi alterada.
Muitas vezes as alterações não seguem um critério arquitetônico e acabam por não apresentar bons resultados estéticos.
No caso da residência à direita, os detalhes da fachada foram quase todos removidos e as duas janelas frontais foram substituídas por uma janela retangular. O portão antigo (lindo, por sinal) foi removido e os respiros dos porões foram preservados.
Um pouco de imaginação e até é possível visualizar as duas casas sendo idênticas.
Veja mais fotos:
Comentarios