A bandeira da Cidade de São Paulo¹ parece não ter caído nas graças do vereador João Jorge (PSDB). Pelo menos é o que ele demonstrou em um vídeo postado recentemente em suas redes sociais e que foi retirado do ar após causar estrondosa repercussão negativa.
No vídeo o vereador paulistano está ao lado das bandeiras do Brasil, e do Estado e da Cidade de São Paulo quando começa a tecer comentários comparativos de beleza das bandeiras, como se este fosse o critério mais importante para avaliar o estandarte paulistano.
A ideia de João Jorge, em uma época de contenção de despesas, é de criar um concurso público para eleger a nova bandeira da cidade já que, para ele, nosso símbolo tem pouca representatividade. Ele entretanto não explicou que representatividade seria essa.
Diante da repercussão negativa os vídeos sobre a polêmica mudança da bandeira desapareceram de suas redes sociais.
O São Paulo Antiga procurou ontem o gabinete do vereador para ouvir melhores explicações sobre a ideia. Fomos atendidos por uma pessoa de nome Luciana que apresentou-se como sua assessora de imprensa. Diante de nossos questionamentos ela pediu nosso telefone e prometeu ligar com respostas. Até o momento, não nos retornou.
Abaixo nosso comentário sobre o caso:
1 – A atual bandeira da Cidade de São Paulo foi instituída em 6 de março de 1987 pelo então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros. Ela é a terceira bandeira do município criada no século 20. A primeira foi na década de 1950 e a segunda, de 1974, apenas atualizou os dados do novo Brasão da Cidade de São Paulo.
Comentarios