Preservar o patrimônio público, seja ele histórico ou não, é uma atribuição que compete também ao cidadão. Se não cabe a nós restaurarmos ou policiarmos, ao menos se espera que mantenhamos os locais conservados e na mais perfeita ordem. Infelizmente não é o que ocorre na região central de São Paulo por parte de algumas empresas e pessoas físicas.
Não é de hoje que a rua Barão de Itapetininga e famosa por ser a “rua dos empregos” em São Paulo. Por seus diversos edifícios estão espalhadas inúmeras agências de que diariamente atendem milhares de pessoas, em busca de uma melhor oportunidade de trabalho.
Estas agências mantém por toda a extensão da rua os famosos “homens placa” que ficam circulando com ofertas de emprego e também anúncios de compra e venda de ouro, jóias e dólares. Já faz algum tempo que algumas também começaram a valer-se de uma tática desrespeitosa com a cidade, que é veicular os anúncios em cartazes colados nos tradicionais postes Tipo 16, instalados pela Light no início do século 20, e que são patrimônio histórico de São Paulo.
Esta tática de colar cartazes é particularmente danosa ao poste histórico, que vai se deteriorando em sua base e também constituem duas violações graves: é um ato de vandalismo a um bem público e também uma violação a Lei Cidade Limpa.
A evidente falta de fiscalização, mesmo estando há poucos metros do prédio da prefeitura faz com que as agências de emprego não temam um eventual punição. E agora, não só estão colocando os cartazes nos postes como também ao redor dele, no piso em torno dos mesmos postes.
A prática traz ao cidadão que procura trabalho uma forma degradante de achar emprego: no chão. Fora isso, que já seria grave por si só, temos o ato de emporcalhar uma importante rua da cidade, que fica cheia de papel colocado e que causa outro grande problema para a cidade, entupindo bueiros quando chove.
Será que realmente é necessário fazer uma publicidade tão exarcebada e feia ? Precisamos emporcalhar nossas ruas para ganhar dinheiro ?
E será que é tão difícil ao poder público fiscalizar, arrancar e punir esses cartazes ? Todos eles são identificados com o endereço das agências e empresas que ali anunciam, e que tem como clientes empresas de grande porte como Santander e Tivit.
Contatamos algumas agências que fazem este vandalismo através dos emails deixados nos cartazes, questionando a prática mas nenhuma respondeu.
Abaixo mais algumas fotografias em outros postes da mesma rua Barão de Itapetininga:
O que você acha que deveria ser feito para coibir esta prática ? Deixe sua opinião nos comentários.
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