Uma casa sufocada pelos vizinhos

Imagine que você mora num charmoso e amplo sobrado, construído na primeira metade do século 20 e tem um cotidiano tranquilo, manhãs ensolaradas e noites estreladas. Um belo dia seus vizinhos resolvem vender suas casas, idênticas à sua, e no local onde elas estavam surgem dois grandes enormes prédios construídos sem qualquer respeito ao espaço da única casa que sobrou, a sua. O resultado é esta aberração abaixo:

clique na foto para ampliar (foto: Amanda de Moraes)

Ao construírem seus pequenos prédios os vizinhos praticamente acabaram com os espaços laterais dessa casa ao centro. Os proprietários de ambos não pensaram na situação da casa do meio e tocaram suas obras sem qualquer espaço ou recuo.

Se não é ilegal é ao menos imoral. Originalmente ai eram três ou quatro (não me recordo mais) sobrados geminados, todos iguais ao que sobrou no centro da fotografia. Por isso o recuo de todas as construções eram exatamente iguais, sem qualquer prejuízo para nenhum deles. Como não há uma lei específica que protege a harmonia da fachada o resultado foi esse, desastroso.

A casa ficou muito insalubre como moradia. Perdeu quase todo seu sol, deve ter ficado úmida e fria por dentro. Lamentável! Mas é assim que as coisas acontecem por aqui em São Paulo, onde não há fiscalização alguma e quando há existe o famoso “jeitinho $”.

O destino dessa casa que atualmente tem uma barbearia improvisada na frente é um dia ser demolida e virar também um prédio igual aos vizinhos. Questão de tempo.

A casa sufocada fica na rua dr. Carlos Botelho, no Brás.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Ola tenho acompanhado essas reportagens e sou muito amante de casas antigas…agradeco pela qualidade dos comentarios o jornalista tem o cuidado de nao ser agressivo ate mesmo nas criticas…parabéns
    Faço uma sugestão de um sobrado na rua ivai no Tatuapé com data na construção de 1926 e que a dona disse q vai virar prédio. Uma construção muito bonita ao qual deve ter uma história bem interessante.
    Sem mais
    At Diane

  2. Moro em São Caetano do Sul, na minha infância e adolescência, São Caetano parecia cidade do interior, com suas casas espaçosas tendo jardim, quintal, vizinhos que se conheciam ….era gostoso demais.
    Mas infelizmente a ganância das construtoras acabaram com as casas, construíram prédios altos, agora parece um centro comercial.
    Que SAUDADES da casa onde morei…….só ficou na memória

    1. Discordo do “imoral”. Talvez o “ilegal” pudesse caber aqui caso não tenha sido respeitado as leis municipais. Todo mundo tem que ter o direito de exercer sobre seus bens a sua vontade. Se as casas ao lado foram vendidas, e os novos donos decidiram fazer prédios, acredito que não tenha nada de errado. É o exercício do direito. Não é imoral, minha opinião.

  3. Bom dia a todos,

    Pelo que vi nessa rua citada, essa antiga residência, ficou no meio do nada, so existem lojas, e lanchonetes na rua, e pelo que vi tem outras antigas residências na mesma situação nessa rua.

    Sou de São Caetano do Sul, como a Mirtes do post acima, porem ainda existem muitas casas antigas em São Caetano do Sul, é uma mescla de prédios modernos com casas antigas, porem existe um bairro que não pode construir prédios, se chama bairro Olímpico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *