É uma casa portuguesa, com certeza…

Abro este artigo com uma trecho do famoso fado da cantora portuguesa Amália Rodrigues:

É uma casa portuguesa, com certeza!

É, com certeza, uma casa portuguesa!

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

E se não é atualmente, ao menos algum dia ela foi. Localizada no número 716 da rua Amambaí, na Vila Maria, esta casa é ao mesmo simples e bastante interessante.

Afinal, não é todo dia que encontramos por aí pela cidade uma residência com um brasão estrangeiro na fachada. No caso, em pleno frontão, existe o escudo português. A foto abaixo, mostra o símbolo bem mais de perto:

Um escudo português na fachada (clique para ampliar).
Um escudo português na fachada (clique para ampliar).

Em todas as minhas andanças pela cidade, e não são poucas, jamais vi uma residência com um frontão como esse, seja homenageando Portugal ou outro país. Fachadas com símbolos nacionais eu só vi em uma casa no município de Pedreira, que tem o nosso Brasão da República ou em prédios públicos. Na Vila Itororó, na Bela Vista, existem pequenas janelas redondas com os vidros com vários símbolos pátrios, do Brasil e outros países.

Nos chamou a atenção que, apesar do imóvel estar consideravelmente preservado, o frontão apresenta sinais de desgaste e o centro do escudo português está começando a se soltar. Se nada for feito rapidamente, corre o risco de cair. Esperamos que arrumem a tempo.

Isto mostra que a pessoa que morou ai no passado e construiu esta residência era de origem portuguesa ou, no mínimo, descendente. Infelizmente embora o imóvel seja habitado, nas três vezes que visitamos o local não havia ninguém no imóvel para podermos conversar. Apenas um vizinho, que veio falar conosco, disse que atualmente moram inquilinos sem relação com a origem da casa.

Quem construiu este imóvel ? Queremos saber! Se você tiver alguma informação, entre em contato conosco, deixando um comentário, e ajude a aprimorar este artigo.

Veja abaixo mais fotografias deste imóvel:
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

15 respostas

  1. Lembro, quando criança e adolescente, de ter visto algumas casas assim com brasões que, na época, me chamaram a atenção, mas não associei exatamente a a algum país. Se bem me lembro, foi na Moóca e em Santo André.
    Com o porão e essa grade de ferro trabalhada, existiam (e devem existir ainda) muitas.

  2. Caro Douglas.
    Uma maneira de encontrar os antigos proprietários é pedir uma busca no cartório de registro de imóveis, neste caso, se realmente é na Vila Maria, o cartório competente é o 17º Registro de Imóveis, à Rua Japura nº 43 – Bela Vista. Caso não tenha sido realizada nenhuma alienação após a instalação desse Cartório, eles indicarão a qual registro pertencia anteriormente. Assim é possível obter certidões da Matrícula ou Transcrições que indiquem os antigos proprietários.

  3. Bem próximo dessa casa, não me recordo ao certo o endereço, tem um estabelecimento comercial (um bar), que tem esse mesmo frontão.Interessante, não? É no, mínimo, enigmático !

  4. Olha aí o endereço: fica na rua Ely, 456, esquina com a rua Andaraí. Tem que prestar bem atenção porque pintaram de qualquer jeito, não preservando muito a figura (o que, aliás, é uma característica usual, hoje em dia…)É um bar, ao lado de uma residência de 1930, já com a janela da frente descaracterizada.
    A Vila Maria Baixa ainda tem dezenas de casas antigas interessantes!!

      1. Douglas, descobri outras duas construções: uma com o mesmo brasão; outra com um semelhante.
        A do mesmo brasão fica na rua Diamantina, 836. À princípio, é difícil de se notar, devido à vegetação no local. A janela atual não é a mesma de outrora.Isso é bem perceptível por causa da marca da anterior, com os traços característicos e belos.
        A do brasão semelhante( e maior), fica na mesma rua, número 598. Atualmente é um bar.Inclusive, tem o ano da construção lá no alto: 1922, se estou enxergando bem…
        Enfim, é isso.Espero estar colaborando de alguma forma com o São Paulo Antiga.

        1. Na rua Ulisses Cruz, 1262, no Parque Piqueri, região do Tatuapé, descobri outra casa com um brasão português. Está muito mal preservado, escuro de sujeira, e não sei dizer se é o mesmo. Pra compensar, tem um senhor adorno logo abaixo e, podem acreditar: nunca vi um desse tamanho! É muito grande! É muito bonito! Tem até uma careta, outra coisa que era comum antigamente nos frontões das construções!
          Só um detalhe: o imóvel está à venda…

  5. Tudo bem??, Onde pesquiso fotos de pontos antigos do bairro vila Maria Alta em São Paulo–sp??
    Aguardo, obrigado!!!

  6. admiro muito seu trabalho, tenho uma casa (acho que só sobrou a fachada ) Na rua Ulisses cruz, 1262 que também tem um brasão da fachada, Fica próximo ao parque do piqueri

  7. Na Rua Amambai,45 Vila Maria também tem um BRASÃO, me parece que é um BRASÃO, dá uma olhada lá, depois me dá um retorno para eu saber o que vc achou, obrigada.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: