Inaugurado no já distante ano de 1938, o Túnel 9 de Julho é o mais belo dos túneis paulistanos ligando as zonas sul e oeste até a região central da Cidade de São Paulo.
A fotografia abaixo nos remete até meados dos anos 1950 quando o túnel, pouco após sua construção, estava no auge de sua beleza e exuberância:
É possível notar que o crescimento urbanístico desenfreado ainda não havia chegado até os altos da Avenida Paulista. Apenas casarões e o Belvedere destacavam-se sobre o túnel. Nem mesmo um dos mais antigos edifícios daquela avenida, o Dumont-Adams havia sido erguido (lado esquerdo da foto), o prédio do MASP só seria inaugurado em 1968.
A imagem atual, de 2010, foi tirada do mesmo ângulo que a imagem antiga, porém um pouco mais próxima. A passarela construída para permitir o embarque de passageiros no canteiro central da Avenida 9 de Julho, tornou impossível produzir a foto da mesma distância.
As árvores que naquela época ainda não existiam, hoje cresceram e também dificultam um pouco a visão do entorno do túnel, não deixando visível o MASP ou seu prédio vizinho.
Também na época não existia a ponte da rua São Carlos do Pinhal e nem a Praça Nagib Ganme que fica localizada entre esta rua e os fundos do mirante do túnel.
Imagens de duas épocas distantes entre si, mas que mostram o quanto São Paulo foi capaz de crescer em pouco mais de cinquenta anos.
Comentarios