Sobrados Geminados – Rua Albuquerque Maranhão

O Cambuci vem sendo desde o início da pandemia uma espécie de “bairro do momento” para a especulação imobiliária. Está acontecendo por ali um grande “boom” de demolições e construções de novos empreendimentos, colocando abaixo muita casas e galpões antigos relevantes.

Mesmo assim ainda é possível encontrar muita casa antiga interessante que segue de pé e – merece – ser preservada. É o caso deste belo conjunto de sobrados (dois) geminados:

Localizado na Rua Albuquerque Maranhão estes sobrados geminados são ótimos exemplares da arquitetura antiga ainda presente no bairro do Cambuci. Idênticos na fachada, são dispostos de maneira oposta no lote, sendo uma casa de frente para a rua e a outra aos fundos.

Chama muito a atenção ó ótimo estado de preservação da fachada que mantém intactos todos seus elementos originais, tendo sido acrescentado apenas um portão de ferro junto a cada entrada por questões de segurança. Algo absolutamente compreensível.

Veja mais duas fotos:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

9 respostas

  1. Novamente, outra bela matéria sobre a nossa Cidade. Os sobradinhos estão bem conservados, é eu não imaginava que era um de costas pra o outro. Me chamou a atenção a varanda da frente: de qual sobrado seria? Ao ler a sua matéria, foi quando entendi a disposição dos sobrados. Parabéns!

  2. Parabéns pela linda reportagem que me fez recordar tempos de minha infância! Rua Dr. Thomas de Lima, Rua Dr. Lund, Rua dos Estudantes, tranquilas e gostosas de morar nos idos de 1950!.

  3. O gradil de ferro não parece uma alteração recente, o desenho é bem harmônico com a arquitetura da casa. Um baita exemplo que dá pra implementar mudanças em construções antigas sem mutilar completamente a fachada e destruir a harmonia arquitetônica.

  4. Eu nasci nessa casa…..Já se foi muito tempo, mas a distribuição era: por uma porta, entrava-se na parte térrea da casa inclusive havia um porão enorme. Na outra porta, tinha acesso ao piso superior. Era uma casa em cima da outra!!!!

  5. Morei muntos anos nesse bairro, bem próximo a essa rua. Realmente são belos sobrados.

  6. Sempre quando vejo esses sobrados me lembro daqueles da Praça Bento de Camargo de Barros (já foi matéria aqui) na qual eu morei na minha infância.
    Parabéns pelo grande trabalho.
    Abraços do amigo internauta.

  7. Bonitas e bem conservadas, só não entendi as duas fachadas na janela situada no centro do pav. superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.