Sobrados geminados – Rua dos Campineiros

Costumo dizer que na Mooca não tem passeio chato, isso porque é muito raro andar pelas ruas do bairro e não encontrar alguma construção antiga interessante. Sempre vai ter alguma coisa que eu não tinha reparado antes, mesmo tendo passado por ali diversas vezes.

E não foi diferente desta vez ao passar pela Rua dos Campineiros, onde encontrei esse interessante conjunto de sobrados geminados:

clique na foto para ampliar

Os quatro sobrados formam um bonito conjunto antigo mesmo com as alterações feitas nos últimos anos que tiraram um pouco da originalidade, como o caso das telhas instaladas para proteger os veículos. O portão alto da casa à esquerda também não é tão legal. De todas elas a da ponta direita é que está mais original de todas.

Este tipo de construção é muito legal e não era raro serem originalmente de um único proprietário que fazia do conjunto uma fonte de renda. A casos também em que imóveis deste tipo não eram erguidos por construtoras, mas por pequenos empreendedores que compravam o terreno, erguia as casas e depois as vendia. Na Mooca muitos surgiram dessa maneira.

Fico imaginando como seria bonito se todos eles estivessem harmoniosos, com o mesma cor e portão baixos…

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Hotel Ouro Fino

Preservada, construção do início do século 20 abriga há décadas um pequeno hotel. Conheça e veja fotografias.

Leia mais »

4 respostas

  1. Esse “nicho” em que passa parte da fiação elétrica(uma espécia de janela falsa) seria para isso mesmo, para acomodar esses transmissores? Repare também que são 4 casas e 3 nichos; e a casa da direita, com terreno maior, apresenta um corredor lateral. Teria a da esquerda um corredor também?

  2. Na rua Torquato Tasso, na Vila Prudente, quase esquina com a rua Orfanato também tem um conjunto bem intressante de sobrados, e bem preservados.

  3. Seria ideal que os moradores fizessem uma “vaquinha” para comprar material e mao de obra para preservar suas fachadas. Sairia mais em conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *