Sobrados da Rua Dr. Heládio

Se há uma tipo de construção residencial que nunca sai de moda é o sobrado geminado. Eles existem nos mais diferentes estilos arquitetônicos e formatos e estão espalhados por toda a cidade de São Paulo.

A mais recente onda que leva este tipo de sobrado são os geminados em pequenos condomínios fechados que estão surgindo por toda a capital, especialmente percebido pela zona leste de São Paulo. Muitas vezes a área de um único imóvel acaba cedendo espaço para conjuntos de 6, 8 ou até mais destes sobradinhos, geralmente tão pequenos como apartamentos mas com o diferencial de ser uma casa ao invés de um edifício.

Mas o interessante mesmo são os sobrados geminados antigos, onde a criatividade do construtor levava estes imóveis a estilos completamente diferenciados um do outro. Até mesmo o célebre arquiteto Gregori Warchavchik se aventurou na construção deste tipo de residência em São Paulo (link).

clique na foto para ampliar

Um conjunto que desperta muita a minha atenção é esse par de sobrados geminados localizados na rua Dr. Heládio, bairro de Vila Esperança. Construídos na primeira metade do século 20, são imóveis de arquitetura simples porém bastante graciosos.

Bastante preservados em seu traçado original, é possível observar alterações apenas no imóvel esquerdo, onde janela e porta originais foram substituídas por duas novas. Embora na porta o contraste não seja tão grande (uma pintura em cor branca resolveria), a janela destoou bastante.

A janela nova além de ser cor diferente, no tom da própria madeira, é menor que a mais antiga o que na prática significa uma menor penetração do sol. Sem dúvida recuperar a janela original teria sido uma escolha mais feliz.

O lote onde os sobrados estão construídos ainda tem um pequeno portão – idêntico aos demais – no canto direito. Esta entrada discreta dá acesso a um longo corredor que leva a uma área ao fundo dos sobrados.

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Aqui jaz a Mansão Matarazzo

O pouco que ainda restava do lar da família que foi ícone da história industrial de São Paulo e do Brasil, deu o seu último suspiro no dia 18 de maio.

Leia mais »

Diana Caçadora

Sem um de seus braços, arrancado há anos, Diana atualmente teria dificuldades para se manter como caçadora. Saiba mais sobre este monumento.

Leia mais »

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *