Texto e fotografias: Wilson Natale
Conhecido principalmente por ter concebido a Casa Modernista, Gregori Warchavchik também direcionou seu talento para a construção de casas populares.
Uma de suas criações é pouco conhecida dos paulistanos e está em pleno bairro da Mooca na rua Barão de Jaguara. Trata-se de um conjunto de sobrados geminados construídos em 1929 e que, a exceção do sobrado de esquina com a rua Odorico Mendes, permanece igual com apenas algumas poucas alterações padronizadas nas portas e janelas. Pode-se dizer que apesar destas mudanças, as casas estão bem próximas ao projeto original.
Ao que consta, os moradores possuem um acordo informal e o local funciona como uma espécie de condomínio, com regras para manter os imóveis iguais uns aos outros. Todas as fachadas são pintadas da mesma cor, a numeração das casas usam o mesmo material e padrão, todas as janelas do andar superior foram trocadas por esquadrias de alumínio do mesmo estilo. As janelas inferiores receberam grades padronizadas para maior segurança dos moradores e as portas de todos os sobrados foram substituídas por outras e colocadas em perfeita harmonia. A decoração da porta de um sobrado complementa o desenho da porta do sobrado seguinte.
Confira outras imagens das residências (clique na foto para ampliar):
Comentarios