O bairro de Perdizes, na zona oeste paulistana, oferece uma boa diversidade de imóveis. Este amplo leque agrada pessoas dos mais variados interesses, já que por ali podemos encontrar casas térreas, sobrados, alguns casarões, edifícios e residências de alto padrão.
As casas de algumas das mais movimentadas residências do bairro perderam em grande parte o viés residencial, mas mesmo assim suas construções ainda preservam na fachada o agradável visual desta casas antigas. Uma dessas vias é a rua Itapicuru.
No momento em que encontrei esta casa da foto acima, no número 648, vislumbrei o quanto os arquitetos de outrora eram caprichosos ao executarem seus projetos. Não que os de hoje não sejam, mas estas construções são bem mais interessantes e graciosas que os imóveis retilíneos e quase padronizados dos tempos atuais.
A primeira coisa a me chamar a atenção, é sempre o muro baixo. Faz lembrar o quanto de nossa liberdade perdemos em nossos lares hoje em dia. Depois, gostei muito dos arcos que envolvem a entrada da garagem e a entrada da residência.
A entrada do imóvel ainda preserva a janela e portas originais, que foram bem escolhidas para o estilo da casa e harmonizam com o restante da fachada. A texturização que é de época também é muito interessante.
Por fim, no andar superior temos todos os detalhes preservados em sua originalidade. Gostei bastante do estilo da sacada e também do estilo das colunas que adornam a porta que dá acesso a ela. Imagino que em tempos mais tranquilos devia ser divertido ficar olhando a região pela sacada, quando ainda não haviam tantos edifícios emparedando o horizonte.
Sempre que passo por esta rua, reserve alguns minutos para admirar esta residência. Vida longa a ela!
Um pouco mais adiante, na mesma rua Itapicuru, encontramos duas residências antigas, convertidas para estabelecimentos comerciais que também possuem arquitetura bem interessante.
A primeira é esta da foto acima, no número 688. No local funciona o estabelecimento chamado “Na Casa Gourmet“, que recomendo a todos conhecer, pois é bastante charmoso, ambiente agradável e repleto de gostosuras.
A fachada está quase em sua totalidade preservada, exceto na parte da garagem onde o portão da garagem foi substituído e a parede perdeu a textura original. No restante da fachada a estrutura original foi mantida, incluindo os azulejos decorativos, o adorno no frontão e a própria texturização.
Vizinha a casa anterior temos o imóvel do número 682, onde funciona uma clínica veterinária bem conhecida na região. Mesmo tendo sido construída na mesma época do sobrado ao lado, esta apresenta um estilo bastante diferente.
É bastante agradável visualmente as duas janelas do andar superior, separadas por uma coluna salomônica e rodeadas por um belo trabalho arquitetônico que as destacam da parede, com a ajuda do contraste entre as cores de tinta. Sobre a janela o mesmo adorno no frontão da residência ao lado.
Estas três residências são alguns dos exemplares interessantes que temos na região de Perdizes, Lapa e Pompéia. E elas tem em comum um grande inimigo que as atrapalham muito: a fiação aérea. Observem as fotos e notem como os fios deixam a visão dos imóveis menos agradável.
Que estes sobrados permaneçam de pé e preservados.
Comentarios