O bairro da Mooca é sem dúvida um dos mais ricos de São Paulo em relação à memória urbana. Pelo bairro é possível se deparar com as mais difentes construções. São casarões suntuosos, casas de operários, vilas, fábricas, moinhos e passarelas ferroviárias importadas da Inglaterra.
Mas um dos imóveis que mais chama a atenção no bairro é também um dos mais antigos que ainda resiste, em pé. Trata-se deste belíssimo sobrado ainda do século XIX, do longínquo ano de 1896, localizado no número 485 da rua Wandenkolk e esquina com a rua Cel. Bento Pires.
Até pouco tempo atrás o sobrado esteve ocupado no andar superior para moradia. Há alguns meses ele foi esvaziado e deste então ele está com uma placa de vende-se que não é muito animadora. O imóvel e seu simpático vizinho de cor amarela e azul são construções centenárias e que aparentemente não estão tombadas pelo patrimônio histórico, estando assim vulneráveis a demolições ou eventuais descaracterizações.
Um sobrado tão belo e de linhas tão sóbrias não só precisa como merece ser preservado.
Confira outras fotos do sobrado (clique na miniatura para ampliar):
Atualização – 22/08/2012:
Há poucos dias recebemos a informação de que o imóvel começou a ser demolido. Por mais que não quiséssemos acreditar em tal crime contra a memória arquitetônica da Cidade de São Paulo, fomos até o local para conferir e constatamos que a triste notícia era real. O velho sobrado de 116 anos, um dos mais antigos e históricos imóveis da Mooca foi demolido.
O andar superior e inferior foram todas destruídos, restando apenas as paredes do andar térreo agora apenas servindo como um muro. Apesar de odiosa e repugnante, a demolição infelizmente foi legal pois o imóvel não era tombado pelo poder municipal. Abaixo a foto do imóvel como encontramos: